1º Encontro de Cacau de Alta Produtividade 500@ + Sustentável fortalece cadeia produtiva
Evento em Itabuna reuniu cerca de 600 produtores
Cerca de 600 pessoas participaram do 1º Encontro de Cacau de Alta Produtividade 500@ + Sustentável que aconteceu no Teatro Municipal Candinha Dória. O evento teve o apoio da Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
A secretaria ofereceu suporte ao encontro de cacauicultores que reuniu especialistas em diversas áreas agronômicas e produtores familiares, a pedido do presidente do Instituto do Chocolate, Erlon Botelho. Mais de 60 pequenos produtores da agricultura familiar, 18 profissionais da SEAGRIMA, dentre técnicos agrícolas, agrônomos e biólogos, participaram.
O 1º Encontro de Cacau de Alta Produtividade 500@ + Sustentável não apenas atingiu suas metas, mas também solidificou seu papel como um acontecimento de inovação e sustentabilidade na cacauicultura e provavelmente fará parte do calendário anual de eventos agronômicos e sustentáveis do município.
Para o diretor de Agricultura da SEAGRIMA, Miranildo Góes, o evento foi de extrema importância para a Região Cacaueira e principalmente para os agricultores familiares que recebem assistência técnica e extensão rural fornecida pela Prefeitura. Segundo ele, a participação deles neste encontro, teve como meta o melhor aproveitamento do espaço físico de suas propriedades e o aumento da produtividade de culturas já existentes.
No encontro foram tratados diversos temas agrícolas, dentre a polinização mecânica do cacaueiro, visando maior produtividade, mercados, inovação e sustentabilidade na cacauicultura. O sucesso do evento destaca o potencial de crescimento e melhoria contínua do setor na Bahia, trazendo perspectivas positivas para o futuro.
Segundo o titular da SEAGRIMA, secretário Moacir Smith Lima, está e mais uma boa a iniciativa do setor privado que demonstrou a sua eficiência o quanto tem sido relevante o trabalho de pesquisa de material genético para aumentar a resistência do cacaueiro frente à vassoura-de-bruxa. Agora, mais uma vez colabora na questão de pesquisa de novas tecnologias visando o aumento de produtividade da cultura do cacau juntamente com a CEPLAC.
Assista a reportagem produzida pelo Instituto Chocolate