WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Em Brasília, representante da Rede de Agroecologia Povos da Mata participa de formação e apresenta produtos ao Ministro

Objetivo é fortalecer agricultura familiar a partir da formação dos agentes de ATER Em relação aos desafios da ATER para Mulheres e a transição agroecológica.

A articuladora da Rede de Agroecologia Povos da Mata e sócia empresária da T&C Service, Tatiane Botelho, gestora ambiental e mestranda em Educação do Campo pela UFRB, foi uma das selecionadas no edital de assistência técnica rural (ATER) específico para as mulheres rurais, da  Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER)  em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Ela é uma das únicas representantes da Bahia na formação de Agentes de ATER, promovido pela ANATER.

 

Foto: Raul Pereira/MDA

Durante o ato solene de abertura do curso, esteve presente o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que recebeu de Tatiane um exemplar do Café Gaviãozinho, o primeiro certificado pela Rede, e do chocolate Natucoa.

O ministro destacou a importância da troca de saberes com as pessoas que estão produzindo no campo e a relevância do trabalho dos agentes de ATER, “uma vez que é por meio da assistência técnica e extensão rural que a política pública chega às agricultoras e aos agricultores familiares”.

Foto Sizan Luis Esberci/ANATER

Tatiane Botelho faz uma avaliação positiva das atividades: “Com a retomada dos investimentos voltadas para agricultura familiar, teremos um investimento de 90 milhões na ATER, até o fim de 2023. Esse momento é muito importante para fortalecer as ações no campo e proporcionar a organização produtiva como estratégia para alcançar autonomia econômica principalmente das mulheres rurais que é o foco no primeiro edital lançado. Já as políticas públicas tem papel fundamental na promoção econômica dessas mulheres e agroecologia. Esse momento foi propício para mostrar as ações da Rede Povos e ressaltar esse novo momento da cadeia produtiva do cacau.”

Foto Laura Luz/ASCOM/ANATER

O objetivo desse encontro foi capacitar 37 instrutores para que possam formar os agentes de ATER que serão selecionados pelas empresas ganhadoras nas chamadas de ATER Mulheres e ATER Agroecologia.

Tatiane ressaltou o novo momento da produção do cacau da Bahia, dentro dos processos de mudanças de comportamentos, como o beneficiamento das amêndoas de qualidade e produção de chocolates artesanais com alto teor de cacau, como alimento e cuidados com a saúde. Ela também destacou importância da assistência técnica para produção, beneficiamento, gestão e comercialização, validando a importância da organização produtiva.

Foto Sizan Luis Esberci/ANATER

O encontro teve as presenças do Presidente da ANATER, Jefferson Coriteac a Diretora técnica da ANATER, Loroana Santana, Secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia, Patrícia Vasconcelos, Coordenadora de Formação do DATER, Regilaine Fernandes, Coordenadora Geral de Cidadania e Direitos Territoriais de mulheres rurais da Subsecretaria de Mulheres, Patrícia Mourão, Coordenador de Cooperativismo e Associativismo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Alex Kawakami, Coordenadora Geral de Inclusão Produtiva e Etnodesenvolvimento, Ana Placidino, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Territorial e Socioambiental, Olivo Dambrós, representante do MST, Bruno Diogo, Secretária da Mulher da CONTAG, Mazé Morais, representantes da CONTAG, Ronaldo Ramos, da Unicopas, Maíra Lima Figueira, da CONAB, Eduardo Soares e da Contraf, Marialda Moura, além de Gerentes da ANATER.

Foto: Sizan Luis Esberci/ANATER

Sobre os produtos certificados pela Rede de Agroecologia Povos da Mata –
A Rede, atualmente, é o único Sistema Participativo de Garantia, credenciado no MAPA desde 2016, que possui mais de 1000 agricultores e agricultoras no Cadastro Nacional de Produtores/as Orgânicos, com 22 agroindústrias certificadas.

Foto: Sérgio Biron Burgardt/ ANATER

O Café Gaviãozinho é um café orgânico e agroecológico da produtora Mara Ferreira, produzido no município de Barra do Choça (BA). Já o chocolate da Natucoa, da Coopessba em Ilhéus, representou a agricultura familiar do Sul da Bahia e as cooperativas como forma de organização e comercialização coletiva.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar