
Chocolates de origem do Sul da Bahia receberam 14 premiações da Academy of Chocolate Awards, de Londres, na Inglaterra, uma das mais conceituadas do mundo, referência em qualidade e certificação, o que garante prestigio e possibilidade de conquista de novos mercados aos vencedores.
Entre as marcas regionais, destaque para a Ju Arléo Chocolates, que ficou com a Medalha de Ouro (a primeira dos chocolates sulbaianos) com o chocolate 36% cacau com cupuaçu, a Medalha de Prata com o chocolate 70 cacau e a Medalha de Bronze com o chocolate branco doce de leite crocante.

Outro destaque foi a Benevides Chocolates, Medalha de Prata com o chocolate 43% cacau ao leite com Rapadura e Flor de Sal, e Medalhas de Bronze com os chocolates 70% cacau, 85% cacau e branco com canjica baiana.

A Modaka recebeu Medalha de Prata com o chocolate 40% cacau com café, castanha e canela (“Nosso café cremoso”), a La Lis foi Medalha de Prata com o chocolate 63% cacau com cupuaçu, a Martinus foi Medalha de Bronze com o chocolate 52% ao leite de cabra.

A Bem Cacao recebeu Medalha de Bronze com o chocolate 52% ao leite com fava de baunilha; a Cacau do Céu recebeu três Medalhas de Bronze com os chocolates 80% catongo, branco com morango liofilizado e pistache e melado de cana com 40% cacau.
Já a Tombador Cacau recebeu Medalha de Prata com o chocolate Branco com Maracujá, completando a lista de premiações que confirma a qualidade dos chocolates do Sul da Bahia.
Para Marco Lessa, idealizador do Chocolat Festival e um dos responsáveis pelo surgimento do polo de chocolates de origem no Sul da Bahia, “essas premiações reforçam a qualidade dos nossos produtos, que alé de um sabor único, também trazem uma história, que envolvem toda a magia de uma região celebrada mundialmente por Jorge Amado”.

“É muito gratificante ver que a semente plantada há quase vinte anos gerou frutos saborosos especiais, graças ao empreendedorismo de pessoas que acreditaram que a nossa região não poderia ser apenas produtora de amêndoas, agregando valor e movimentando toda a uma cadeia econômica, que passa também pelo turismo”.