WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Uesc e moradores da Praia do Forte unem forças em projeto de conservação da ameaçada preguiça-de-coleira na Linha Verde

O grupo Ciência Cidadã Preguiça-de-coleira, uma iniciativa do Projeto Conecta-vidas, pede a toda a comunidade da Praia do Forte, em Mata de São João  para monitorar e proteger a preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus). Os animais têm sido vítimas de atropelamentos, eletrocussões e ataques de animais, e o número de casos já chega a 14 mortes, ameaçando o ecossistema da região, sendo a única espécie de preguiça ameaçada de extinção no Brasil.

O grupo chamado Projeto Conecta-vidas opera com apoio do Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação da Universidade Estadual de Santa Cruz-Uesc junto a pesquisadores Aruá Observação de Vida Silvestre. Através do compartilhamento de vídeos, fotos e localizações nas redes sociais, moradores e visitantes contribuem ativamente para a salvaguarda dessa espécie cada vez mais vulnerável.

pesquisadores atuando no local | Foto: Reprodução / Projeto Conecta-vidas

Em entrevista ao Bahia Notícias, a bióloga e coordenadora do projeto Luciana Veríssimo conta das dificuldades encontradas na região devido à destruição da vegetação, que força os animais a se deslocarem por áreas urbanizadas.

“O desenvolvimento imobiliário cresceu de maneira absurda aqui na região do litoral norte. E a Praia do Forte, como não tem para onde crescer, está crescendo aqui para a floresta. A preguiça e outros animais vão buscar refúgios. Não é hábito delas, elas são animais arbóreos, mas com o desmatamento, elas acabam se arriscando. Saliento que é possível fazer as coisas de modo sustentável. É possível um desenvolvimento aliado à conscientização, basta a gente querer”, explica a coordenadora.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Botão Voltar ao topo