WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Geral

Cineclubismo, juventude e representatividade: Colégio Adeum Sauer recebe o projeto “Cinema Negro em Foco”

Por Karen Póvoas

A Mostra Cineclubista Itinerante Cinema Negro em Foco”, chegará nesta sexta-feira, dia 13, no Colégio Estadual de Tempo Integral Adeum Sauer, em Itabuna, marcando o encerramento das atividades desta 3ª edição nas escolas. A programação começa com a exibição do documentário “Trem do Soul”, do cineasta Clementino Júnior, seguido de uma roda de conversa com os estudantes. O filme segue a linha do tempo de um movimento jovem, preto e periférico na década de 1970 na região Metropolitana do Rio de Janeiro, ecoando resistência, identidade e pertencimento, temas que dialogam diretamente com o cotidiano e as vivências da juventude escolar. O debate terá a participação do advogado Adriano Santos de Carvalho, mestrando em Estado e Sociedade pela Universidade Federal do Sul da Bahia, especialista em administração pública municipal, com atuação voltada às questões sociais.

Além da sessão cineclubista, os alunos vão participar de oficinas sobre cineclubismo e produção de conteúdo audiovisual com celular, que visam despertar talentos, estimular a expressão individual e fomentar o interesse pela arte e pelo audiovisual como ferramentas de transformação social.

A 3ª edição do projeto tem ações gratuitas e totalmente voltada à valorização da cultura afro-brasileira e ao protagonismo juvenil. As atividades iniciaram no dia 4 de abril, no Colégio Estadual CIEBTEC, onde os estudantes e professores assistiram a 4 filmes produzidos e/ou dirigidos por pessoas negras. Eles participaram também de rodas de conversa que ampliaram o olhar sobre questões étnico-raciais, narrativas periféricas e valorização da ancestralidade.

Na sequência, no dia 30 de abril, o projeto ocupou o Centro de Cultura Adonias Filho com uma sessão especial aberta ao público, que contou com estrutura de cinema profissional, por meio da parceria com o projeto Cine Movimenta, presença de produtores audiovisuais, intérprete de Libras e cobertura da imprensa local. O evento foi marcado pela forte presença de jovens e educadores da rede pública de ensino, que vivenciaram uma tarde de trocas, escutas e fortalecimento coletivo.

No último dia 17 de maio, o projeto também marcou presença no Encontro Alvorecer Brasilidades, promovido pelo coletivo Florescer, no Centro de Cultura. A participação reafirmou a proposta do Cinema Negro em Foco de dialogar com diferentes linguagens e espaços culturais, promovendo encontros afetivos e plurais.

Ao longo dessa edição, a mostra reafirma sua missão: democratizar o acesso ao audiovisual negro, provocar reflexões sobre racismo, identidade e pertencimento, e principalmente, dar voz à juventude.

“Essa não é só uma mostra de filmes. É um movimento de escuta, de formação, de provocação e transformação. É uma forma de dizer aos jovens que suas histórias importam, que suas vozes merecem espaço e também provocar as escolas para que utilizem com mais frequência, o audiovisual como ferramenta pedagógica”, afirma o coordenador do projeto.

O projeto é realizado pelo Ponto de Cultura Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica (OCA), em parceria com o Cineclube Mocamba @cineclubemocamba, e financiado pelo Ministério da Cultura @minc , através da Lei Paulo Gustavo, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania @ficcoficial e Prefeitura Municipal de Itabuna @prefeituradeitabuna. Está edição contou também com a parceria do Governo do Estado da Bahia, através do Centro de Cultura Adonias Filho (CCAF).

A Mostra Cineclubista Itinerante ‘Cinema Negro em Foco’ pretende ainda, nesta reta final, promover uma oficina sobre acessibilidade Cultural para a equipe técnica do projeto, ministrada pela intérprete de libras Roberta Brandão. A iniciativa reforça o compromisso do projeto com uma educação verdadeiramente inclusiva, onde cultura, acessibilidade e representatividade caminham juntas.

Para continuar acompanhando as ações e bastidores do projeto, siga o perfil oficial no Instagram: @cinema_negro. Sua presença e apoio fortalecem essa rede de transformação através do audiovisual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Botão Voltar ao topo