
“Seja um amigo leal e solidário”. Este é o nome da campanha que será realizada em Itabuna, com o objetivo de vacinar cães e gatos de rua. O objetivo é oferecer cuidados essenciais e o bem-estar aos animais. A primeira ação será na quarta-feira (18), a partir das 8h, tendo como ponto de encontro o Pet Shop Amigo Leal, no bairro de São Caetano.
A campanha foi idealizada pela médica veterinária Bruna Leal. Ela conta que ainda criança recolhia animais de rua e levava para casa. “Minha mãe ficava furiosa, mas me ajudava a cuidar e a gente acabava adotando”, sorriu. Esse vínculo com os animais foi determinante para que ela escolhesse sua profissão e, agora, no exercício cotidiano, Bruna dedica parte do que arrecada como empresária para essa finalidade. “Ao pensar nessa campanha, começamos a destinar um porcentual para a aquisição das vacinas”, explicou, ao destacar que precisa de voluntários para que a campanha alcance o maior número possível de animais. “Precisamos de voluntários para nos ajudar a segurar os animais, colocar a focinheira e vacinar”, explicou. A previsão é vacinar até 75 cães e gatos.
Bruna falou sobre o impacto positivo que essas ações geram para aqueles que se envolvem. “Cuidar dos animais de rua é um ato de amor e responsabilidade social. Quando nos envolvemos em iniciativas como essa, não estamos apenas protegendo a saúde de toda a comunidade, mas também vivenciando algo que faz um bem imenso para o nosso próprio coração”, afirmou a veterinária. “É gratificante ver a transformação na vida desses animais e sentir a energia da colaboração entre as pessoas que se dispõem a ajudar. Essa conexão com a causa animal e a doação de tempo e carinho nos enchem de uma alegria e um propósito que são indescritíveis.”
A médica veterinária explicou que a relevância dessa campanha vai muito além do amparo individual aos animais. “A solidariedade com os animais de rua é um pilar fundamental para a prevenção de diversas doenças que podem afetar os humanos, como a raiva. Animais sem controle populacional e sem vacinação representam um risco sanitário significativo e iniciativas como essa são importantes para mitigar essa ameaça. A vacinação em massa de cães e gatos, por exemplo, cria uma barreira de proteção, diminuindo drasticamente as chances de transmissão da raiva para os seres humanos”.
A campanha convoca a todos que desejam contribuir a se engajarem, seja como voluntário nas atividades de vacinação, castração e adoção, ou divulgando a iniciativa. “Cada ajuda é valiosa para o sucesso dessa corrente do bem. A participação da comunidade é essencial para garantir um futuro mais seguro e saudável para os animais de rua e para a população de Itabuna”, afirmou.