Cesol e Setre realizam plenária territorial de economia solidária em Camaçari
Iniciativa busca ampliar diálogo com empreendimentos econômicos solidários e fortalecer política pública

O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Metropolitano II realiza, na próxima terça-feira (23), a partir das 9h, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, a Plenária Territorial de Economia Solidária. A ação integrada com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) tem como objetivo contribuir com a qualificação da política pública fazendo uma escuta ativa dos principais atores do território.
“A expectativa para a nossa plenária de economia solidária é de um encontro rico em trocas e reflexões. Será um momento para ouvir, dialogar e, principalmente, construir coletivamente os caminhos que fortaleçam nossos empreendimentos. Queremos transformar desafios em oportunidades e desenhar, juntos e juntas, as perspectivas para o futuro da economia solidária na nossa região”, destaca a coordenadora geral no Cesol Metropolitano II, Michelle Leite.
Ao longo do evento serão discutidos em coletivo diversos eixos temáticos como: Atuação do Centro Público de Economia Solidária; Economia Popular Solidária como modelo de organização da produção, prestação de serviços, consumo e finanças; Sustentabilidade econômica e inovação; e Formação e autonomia de empreendimentos econômicos solidários.
As discussões contarão com facilitadoras que contribuirão na mediação dos debates. Participarão a mestra artesã em renda de bilro e liderança comunitária da Associação das Rendeiras de Dias d’Ávila (Rendavan), Dinoélia Santos; a comunicadora, publicitária, produtora cultural, gestora de projetos e afroempreendedora, Juci Santana; a massoterapeuta social, capelã e juíza de paz e graduada em logística, Negra Magna; a comunicadora, educadora social, representante Associação Tupã Suriazala, Mara Borges; e a mestre em Gestão Social e Desenvolvimento Territorial (UFBA), gestora de projetos sociais e coordenadora do Cesol Salvador, Karla Uckonn.
A plenária também terá uma palestra magna intitulada “Empreender na Economia Popular Solidária: desafios e perspectivas” que será conduzida pela administradora, especialista em gestão de pessoas e coordenadora da Sala do Empreendedor de Dias D’ávila-BA, Patrícia Tomé.
O Cesol
O Cesol Metropolitano II está presente em dez municípios da Região Metropolitana de Salvador. Fazem parte do raio de abrangência do equipamento público os municípios de Camaçari, Candeias, Dias D’ávila, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho.
Ao todo, são 23 Centros Públicos de Economia Solidária na Bahia que apoiam empreendimentos que atuam segundo os princípios da economia solidária, como o trabalho coletivo, a geração de renda e o desenvolvimento sustentável. Política pública da Setre, os Cesols oferecem suporte técnico, acesso a mercados por meio de lojas colaborativas e feiras, incubação, crédito e articulação social, funcionando como um espaço multifuncional para fortalecer os empreendimentos e a geração de renda.
Serviço
O que:
Quando: 23 de setembro de 2025, a partir das 9h
Onde: Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari/BA
Quanto: gratuito para empreendedores de economia solidária e convidados
Foto: Divulgação Cesol RMS 2