WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

CEEP do Chocolate Nelson Schaun em Ilhéus promove ações para desenvolver o protagonismo estudantil

Objetivo é resgatar tradições, incentivar parcerias, inclusão e envolvimento de toda comunidade escolar

Professor Alisson das Virgens Silva

 Inaugurado em 1968 com o nome de Ginásio Estadual de Ilhéus, o atual Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun,foi a primeira escola de nível médio da rede estadual da cidade de Ilhéus.Localizado no bairro do Malhado, o CEEP do Chocolate, preserva a mais de cinquenta anos a tradição de fazer parte da formação de ensino médio e profissional de muitas famílias da cidade e de seus atuais descendentes muitos moradores do próprio bairro do Malhado e de todos demais bairros da cidade e comunidades da zona norte, zona rural e vários distritos.A trajetória de quase seis décadas de educação pública e de formação técnica e profissional sempre esteve associada com as necessidades e as demandas do desenvolvimento local e regional, o envolvimento e parceria da comunidade escolar.

Com o propósito de resgatar e preservar tradições que marcaram a história do antigo Ginásio e Colégio Estadual  de Ilhéus, atual  CEEP do Chocolate, e incentivar a formação de novos talentos a Fanfarra depois de um longo período de estudos, ensaios e preparação retornou ao tradicional desfile cívico do dia 07 de Setembro na Av, Soares Lopes emocionando toda a  plateia e as autoridades presentes que depois de quase dez anos sem apresentação assistia novamente o desfile dos alunos e  da nova Fanfarra do CEEP do Chocolate resgatando o tradicional desfile do antigo Colégio Estadual de Ilhéus.A Fanfarra tem uma importância enorme no desenvolvimento educacional, social  e cultural. A disciplina, a responsabilidade e o trabalho em equipe proporcionam para muitos alunos uma oportunidade de expressão, pertencimento e introdução à educação musical e descoberta de novos talentos artísticos.

 

O projeto da Nova Fanfarra do CEEP do Chocolate foi viabilizado pela atual gestão do CEEP do Chocolate através do Programa Educa Mais Bahia que oferece nas escolas da rede estadual da Bahia oficinas educativas culturais, artísticas, esportivas, de cidadania, saúde e bem estar com o intuito de promover a educação integral e ampliação de atividades além da sala de aula.

Além dos projetos de resgate das tradições cívicas, artísticas e culturais o CEEP do Chocolate também viabiliza parcerias com várias instituições proporcionando o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes  a vivência de novas experiências e novas possibilidades.A parceria com O Ilhéus Canoe Clube incluiu vários alunos no projeto social “Ilhéus a Remo” iniciativa que democratiza o acesso à pratica e treinamento de estudantes das escolas públicas na Canoa Polinésia contribuindo para formação de novos atletas e novos roteiros para o turismo náutico de Ilhéus com a canoagem na Lagoa encantada, Baia do Pontal e Rio do Engenho.

O desenvolvimento de ações de responsabilidade socioambiental proporciona o envolvimento dos alunos do CEEP do Chocolate e de toda comunidade escolar em práticas de redução dos impactos ambientais e preservação da natureza. Parcerias com a ONG Planeta dos Bichos implementou uma campanha de coleta de tampinhas plásticas de garrafas pets proporcionando a reciclagem desse material e o encaminhamento para a ONG reverter em compras de medicamentos e castrações de pets abandonados.O projeto Praia Limpa desenvolvido em parceria com a UESC é uma iniciativa que visa promover a educação e a conscientização ambiental, fortalecendo o vínculo da comunidade com seu entorno e a preservação ambiental. As ações de limpeza das praias proporcionam aos estudantes verificar e aprender na prática as consequências da poluição e descarte irregular nas praias de Ilhéus.

Parcerias com programas de incentivo a cultura e o projeto “ Como contar nossas histórias nas telas” proporciona aos estudantes do CEEP do Chocolate oficinas de introdução à produção audiovisual.Através do ensino de técnicas e práticas de produção, o projeto coordenado pelo cineasta e produtor Elson Rosário, proporciona e incentiva a criação de uma rede de jovens realizadores do movimento audiovisual estudantil em Ilhéus.


A parceria do CEEP do Chocolate com a Rede de Museus e a UESC proporcionou aos alunos dos cursos Técnicos de Guia de Turismo e Hospedagem a participação em diversas programações da 19ª Edição da Primavera dos Museus que teve como tema para esse ano “ Museus e mudanças climáticas”.Esse evento é organizado pelo Instituto Brasileiiro de Museus (Ibram). Os alunos visitaram a rede de museus da UESC em Itabuna ( Museus Amélia Amado e Memorial Teosópolis).Em Ilhéus a programação teve palestras e oficinas e um Guiamento Histórico e Cultural realizado pelos alunos das turmas do curso de Guia de Turismo com um roteiro que contemplou os principais atrativos do Centro Histórico incluindo (Outeiro de São Sebastião, museus, praças, igrejas, palacetes, associação comercial, museu do cacau, Ilhéus Hotel e memorial Misael Tavares).

O Turismo e a acessibilidade de moradores e visitantes com necessidades especiais no Centro Histórico de Ilhéus foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Maria Eduarda Alves da Silva do 3º ano do curso Técnico de hospedagem orientada pelo professor de História e Turismólogo Alisson das Virgens Silva.. A apresentação desse trabalho de pesquisa e entrevistas aconteceu no novo Teatro do CEEP do Chocolate e proporcionou a banca de professores avaliadores e aos alunos e professores convidados um amplo debate sobre os desafios da acessibilidade e inclusão de turistas e pessoas com deficiências nos meios de hospedagem e atrativos do Centro Histórico de Ilhéus.

O Núcleo Territorial de Educação Litoral Sul ( NTE 05) em parceria com o CEEP do Chocolate promoveu um dia de formação sobre Adaptações Curriculares voltada ao atendimento de estudantes com Necessidades Especiais. A formação ofereceu subsídios teóricos e práticos que auxiliam os profissionais da educação na elaboração de estratégias pedagógicas, ajustes metodológicos e recursos de acessibilidade, garantindo a participação efetiva e o desenvolvimento pleno de todos os alunos.A formação foi uma oportunidade para fortalecer práticas inclusivas e reafirmar o compromisso com o desenvolvimento de uma escola que respeita as diferenças e valorize cada estudante.

O Programa Universidade para Todos (UPT) juntamente com a Universidade Estadual de Santa Cruz ( UESC) proporcionou em parceria com o CEEP do Chocolate a participação dos alunos dos terceiros anos inscritos no ENEM no mega aulão pré-ENEM.O evento realizado no auditório da UESC reuniu mais de 500 alunos com palestras de motivação,orientações, revisão e simulados. Dentre os vários palestrantes presentes a educadora Ana Melo destacou que: a universidade é lugar de todos e sonhar é um exercício de resistência sendo importante sempre planejar para realizar.

A Feira das Profissões da UESC 2025 proporcionou a visita dos alunos dos terceiros anos do CEEP do Chocolate  que conheceram a estrutura da Universidade, o cotidiano dos cursos de graduação, as especificidades de cada curso e esclareceram dúvidas com os alunos universitários sobre graduação, disciplinas dos cursos, programas e funcionamento da Universidade.

 

O Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio ocorreu no CEEP do Chocolate com uma ampla programação composta de palestras, escutas ativas, reunião com pais e responsáveis, cartazes informativos e motivacionais e rodas de conversas.

Várias ações, reuniões, estratégias e planejamentos promovidos pela gestão escolar juntamente com a coordenação pedagógica, professores, alunos lideres de sala , servidores e pais proporcionaram um índice de mais de noventa por cento de frequência dos alunos na avaliação externa do SABE ( Sistema de Avaliação Baiana da Educação). Juntamente com o SAEB que será realizado no mês de Outubro e o ENEM no mês de novembro, essas avaliações oferecem dados importantes para o diagnóstico da qualidade da educação, permitindo identificar avanços, desafios e lacunas de aprendizagem. Com esses resultados é possível orientar políticas públicas, práticas pedagógicas e ações de formação para melhorar o ensino e garantir o direito à aprendizagem de todos os estudantes.

 

 

Alisson das Virgens Silva, Turismólogo  é licenciado em História pela UESC,  eEspecialista em Docência da Educação Profissional e Tecnológica ( IFES) e professor do Eixo Turismo e Hospitalidade e Lazer.. CEEP do Chocolate Nelson Schaun.

 

 

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Botão Voltar ao topo