WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Aprofir-Mato Grosso participa do Encontro Cacau 500@ e avalia introdução do cultivo de cacau na Baixada Cuiabana

Encontro no Sul da Bahia destaca aumento da produtividade

A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e dos Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT) marca presença no Encontro Cacau 500@, que está sendo realizado  em Itabuna (BA), no Sul da Bahia.  O encontro, promovido pelo Instituto do Chocolate da Bahia e pela Consulmat, reúne pesquisadores, produtores e representantes de entidades ligadas ao desenvolvimento agrícola sustentável.

A participação da Aprofir no evento foi idealizada pelo presidente da entidade, Hugo Garcia, que manifestou apoio incondicional ao fortalecimento da agricultura familiar e à busca por alternativas produtivas sustentáveis. “Nosso papel é abrir caminhos e apoiar quem faz o desenvolvimento acontecer”, afirmou.

A presença da equipe técnica da associação na Bahia tem como objetivo buscar informações e tecnologias aplicáveis à agricultura familiar mato-grossense, especialmente no que se refere à estruturação da cadeia produtiva do cacau como alternativa econômica viável para a Baixada Cuiabana. Estudos preliminares já indicam que ao menos três espécies do fruto apresentam bom desempenho na região, desde que observadas as técnicas adequadas de manejo e cultivo.

Segundo o técnico Marcos, representante da Aprofir no evento, a iniciativa reforça o compromisso da associação com a diversificação produtiva e o desenvolvimento sustentável. “Estamos aqui para fortalecer o intercâmbio de conhecimento e buscar alternativas que tragam sustentabilidade e geração de renda para a agricultura familiar de Mato Grosso”.

Durante a agenda na Bahia, a equipe da Aprofir também visitou o IFMT Campus Uruçuca, considerado a primeira escola agrícola do país com ênfase no cultivo de cacau. A visita abre caminho para uma possível parceria técnica entre o instituto e a associação, voltada à troca de informações, dados de produtividade e até mesmo material genético para adaptação de variedades ao clima mato-grossense.

O Dr. Ivan Pereira, coordenador do Polo de Inovação Agroindústria da Cabruca, destaca “a transferência de tecnologia que está acontecendo entre as estruturas de ensino, pesquisa e extensão da Bahia e do Mato Grosso. Precisamos juntos fortalecer a rede de fomento estadual e nacional de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a Agricultura Familiar.”

 

Participam da comitiva, além do técnico da Aprofir, Marcos Roberto, Mário Benevides (Fedaf) e o coronel Paulo Selva (Fedaf).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Botão Voltar ao topo