
Contando com a alegria, o colorido e a energia de mais de uma centena de crianças e adolescentes de escolas pré-selecionadas, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, lançou nesta quinta-feira, dia 6, no Centro de Cultura Adonias Filho, o Projeto “Conecta Recicla Itabuna” em parceria com a startup baiana Ecoari, CVR Costa do Cacau, Biosanear, SigaOn e a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI).
“É mais um passo ousado da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) de compromisso social, ambiental e de mudança de comportamento. A gente está num planeta que precisa celebrar consumidores conscientes e cidadãos diferentes no agir e pensar. O ‘Conecta Recicla Itabuna’ é pioneiro na Bahia, a fomentar a consciência ambiental nas comunidades e promover a arrecadação de resíduos recicláveis em escolas municipais pré-selecionadas”, afirma o secretário da Educação,

Segundo ele, os alunos da Rede Municipal de Ensino vão participar até 19 de dezembro de uma Gincana Ecológica depois de terem sido cadastrados no aplicativo da Ecoari que conecta doadores, catadores e cooperativas por meio de uma plataforma lúdica e interativa com acúmulo de pontos que podem ser trocados por PIX direto na conta a cada entrega de recicláveis nos ecopontos digitais e à participação em sorteio. “No próximo ano, vamos chegar a mais escolas da Rede e alcançar os 200 mil habitantes da cidade”, resumiu.

A engenheira ambiental Janaína Guerra, da Ecoari, ressalta que a educação ambiental é um investimento para que se tenha sucesso na coleta seletiva. “Os catadores ambientais são peças fundamentais nesse processo. Por meio do aplicativo estarão conectados, já que fazemos a ligação entre quem gera o resíduo sólido e quem coleta numa excelente conexão nessa cadeia da reciclagem”, declarou.

Para o gestor da CVR Costa do Cacau, Maurício Ramos Sena, o projeto da Ecoari já existe em algumas capitais e na Bahia é novo, inclusive em Salvador, onde é um sucesso. “Junto com a Biosanear e a Prefeitura vamos atuar para que seja sucesso. É importante para a continuação do programa de sustentabilidade e de educação ambiental em Itabuna, onde a coleta seletiva está avançando. Estou muito feliz com essa parceria”, realçou.

Já a presidente da AACRRI, Carissa Araújo Santos, disse que há um impacto positivo para os catadores e agentes ambientais pela participação das crianças e adolescentes das escolas municipais. “É iniciativa importante porque a partir deles se pode impactar as famílias e comunidades. Todos os resíduos que iriam para o aterro sanitário serão coletados com boa destinação final”, concluiu.






