
Celebrado no catolicismo como padroeiro das viúvas, São Pedro ocupa um lugar especial no imaginário nordestino e, particularmente, na história de Itabuna. Seus festejos atravessam gerações e constituem um patrimônio afetivo da cidade. Das fogueiras acesas nas casas das viúvas, passando pelos arraiais nos bairros, até chegar a proporções grandiosas com o Itapedro, atualmente reconhecido como a maior festa de São Pedro do Brasil.

Essa trajetória compõe o eixo narrativo do documentário “Casa das Viúvas: os festejos do São Pedro em Itabuna”, que será lançado no dia 9 de dezembro, às 19h, na Sala 03 do Centro de Cultura Adonias Filho, com entrada gratuita. Dirigido por Auriana Bacelar, produção e arte de Roberta Miranda, gravação e edição da Foco Filmes, o documentário traz memórias que revelam como essa tradição nasce, se fortalece e se reinventa ao longo dos anos, com muita música, dança e alegria.

São 20 minutos de duração, classificação livre e acessibilidade em Libras. “Casa das Viúvas: os festejos do São Pedro em Itabuna” também estará disponível no YouTube @doc.casadasviuvas . A realização é da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com apoio do Centro de Cultura Adonias Filho, Governo da Bahia e Ministério da Cultura.







