WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Comunicadoras itabunenses lançam documentário “Casa das Viúvas”

Com direção de Auriana Bacelar e produção de Roberta Miranda, o filme mostra os festejos de São Pedro ao longo do tempo em Itabuna

Celebrado no catolicismo como padroeiro das viúvas, São Pedro ocupa um lugar especial no imaginário nordestino e, particularmente, na história de Itabuna. Seus festejos atravessam gerações e constituem um patrimônio afetivo da cidade. Das fogueiras acesas nas casas das viúvas, passando pelos arraiais nos bairros, até chegar a proporções grandiosas com o Itapedro, atualmente reconhecido como a maior festa de São Pedro do Brasil.

Essa trajetória compõe o eixo narrativo do documentário “Casa das Viúvas: os festejos do São Pedro em Itabuna”, que será lançado no dia 9 de dezembro, às 19h, na Sala 03 do Centro de Cultura Adonias Filho, com entrada gratuita. Dirigido por Auriana Bacelar,  produção e arte de Roberta Miranda, gravação e edição da Foco Filmes, o documentário traz memórias que revelam como essa tradição nasce, se fortalece e se reinventa ao longo dos anos, com muita música, dança e alegria.

São 20 minutos de duração, classificação livre e acessibilidade em Libras. “Casa das Viúvas: os festejos do São Pedro em Itabuna” também estará disponível no YouTube @doc.casadasviuvas . A realização é da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com apoio do Centro de Cultura Adonias Filho, Governo da Bahia e Ministério da Cultura.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Botão Voltar ao topo