WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Governador celebra a fé e tradição baiana na chegada à Basílica do Senhor do Bonfim

Depois de percorrer os oito quilômetros de muita fé e devoção, na manhã desta quinta-feira (15), o governador Jerônimo Rodrigues concluiu o cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim ao chegar ao adro da Basílica do Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada, no início da tarde. Acompanhado do vice-governador Geraldo Júnior, secretários de Estado e outras autoridades, no alto das escadarias, Jerônimo foi recebido pelas baianas, que realizaram o tradicional banho de cheiro, um dos momentos mais simbólicos da celebração.

Foto Wuiga Rubini GOVBA

“Uma caminhada bonita. A gente vem abraçando o povo, sendo abraçado e deixando aqui os pedidos nossos para que 2026 seja de muita paz, saúde e dinheiro no bolso. Uma caminhada muito especial pedindo pela paz no mundo, pelo combate à fome, pedindo pelo emprego das pessoas e a saúde pra todos nós”, ressaltou o chefe do Executivo baiano.

Foto Maheus Landim GOVBA

Uma das mais importantes manifestações populares, culturais e religiosas da Bahia, a celebração reuniu milhares de fiéis, baianos e turistas, reafirmando a força da fé e do sincretismo religioso que marcam a identidade do povo baiano. Com o tema deste ano, “O Exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim”, a festa reforça seu significado religioso e social. Para o fiel João Silva, que acompanha a Lavagem do Bonfim há mais de 20 anos, a celebração é um momento especial. “Todo ano eu venho agradecer e renovar minha fé. O Bonfim representa esperança, proteção e força para seguir em frente”, afirmou.

Baianos e turistas

 

Foto Thuane Maria GOVBA

Como a estudante que mora no Canadá, Gabriela Todescan, baianos e turistas aproveitaram a Lavagem para agradecer e fazer pedidos ao Senhor do Bonfim. “A minha mãe é daqui. Eu estou aqui em Salvador até final de fevereiro, aí eu vim participar hoje. E eu estou amando. Já tomei banho de água de cheiro, agora eu fui abençoada. E a minha mãe tem uma ligação muito grande com a igreja, então para mim foi muito importante vir andando”, declarou Gabriela.

Foto Joá Souza GOVBA

Para a baiana de acarajé que participa do cortejo há 50 anos, Raimunda dos Santos: “quem acredita, encontra. Tem livramento, tem tudo. Meu Pai Oxalá, meu Pai Obaluaê, minha mãe Iansã, meu Pai Xangô, que me dê força para eu viver”, disse.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Botão Voltar ao topo