WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Inauguração do Cesol Alagoinhas fortalece economia solidária no Litoral Norte e Agreste Baiano

Os empreendedores dos 20 municípios do Território Litoral Norte e Agreste Baiano agora contam com um importante aliado: o novo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) de Alagoinhas. A unidade, inaugurada nesta quinta-feira (23), é mais um marco na promoção da economia solidária no estado. O Cesol é uma política pública do Governo do Estado da Bahia executada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) que já beneficiou cerca de 1900 empreendimentos da Economia Solidária, representando em torno de 59 mil pessoas.

A cerimônia contou com a presença do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, da primeira-dama do estado, Tatiana Veloso, do prefeito Gustavo Carmo, do Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo da pasta, Wenceslau Júnior, e empreendedores locais.

O Cesol é um equipamento público essencial, voltado ao apoio técnico e estratégico de empreendedores solidários, promovendo a comercialização de produtos, a geração de renda e o desenvolvimento local sustentável. Além disso, fomenta o associativismo e o cooperativismo, construindo um modelo de desenvolvimento baseado nos princípios da solidariedade e da sustentabilidade.

O Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo da Setre, Wenceslau Júnior acredita que o novo Centro Público tem capacidade de ser referência em assistência técnica da economia solidária.

 “Estamos diante de uma assistência técnica que é integral, permanente e estamos aperfeiçoando esta política pública com muita seriedade. Acredito que o Cesol Litoral Norte e Agreste Baiano vem com a responsabilidade de contribuir na geração de renda destes dois territórios. Um trabalho territorial para apoiar todos os empreendimentos econômicos solidários, inclusive dos catadores de resíduos sólidos. O nosso compromisso no Governo do Estado é alcançar a universalização, implantar o Cesol nos 27 territórios de Identidade da Bahia para favorecer os arranjos produtivos. As pessoas precisam dessa organização solidária para dispor de renda e trabalho dignos” considerou, Wenceslau.

A primeira-dama, Tatiana Veloso, destacou a importância da unidade para a região. “O Cesol de Alagoinhas é uma grande conquista, um espaço que vai transformar a vida de muitas comunidades ao fortalecer projetos que resgatam culturas e saberes locais”, afirmou.

O secretário Augusto Vasconcelos ressaltou a relevância da economia solidária para a Bahia, que é referência nacional na área. “Essa política pública busca compartilhar riqueza, preservar o meio ambiente, valorizar o trabalho decente e criar oportunidades para os mais vulneráveis. O Cesol é um ambiente de articulação e fortalecimento desses ideais”, enfatizou.

Um exemplo do impacto positivo do Cesol é o empreendimento de Neide Santana, da comunidade quilombola Cangula, que desde 2017 produz sabonetes medicinais, velas aromáticas e outros produtos. “Com o Cesol, acreditamos que nossos projetos terão mais força para competir no mercado e valorizar o conhecimento tradicional do povo negro. Esse apoio é um grande passo para nós”, comemorou.

Serão 20 municípios da região contemplados: Acajutiba, Alagoinhas, Aporá, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Catu, Conde, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Itapicuru, Jandaíra, Olindina, Ouriçangas, Pedrão, Rio Real, Sátiro Dias.

Wenceslau Junior ressalta a importância de o investimento desta política pública alcançar os demais territórios. O novo Centro Público com sede em Alagoinhas contou com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Alice Portugal, de aporte Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCEP).

Os grupos associações e Cooperativas destes dois territórios interessados devem procurar a sede do Cesol de Alagoinhas que fica localizado na Avenida Conselheiro Saraiva, nº 1, Centro, e funcionará em parceria da Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Botão Voltar ao topo