WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Mostra Cineclubista “Cinema Negro em Foco” realiza sessão especial gratuita no Centro de Cultura Adonias Filho em Itabuna

Projeto promove acesso de jovens da periferia ao cinema

Por Karen Póvoas

A Mostra Cineclubista Itinerante “Cinema Negro em Foco” realiza uma sessão especial aberta ao público nesta quarta-feira, 30 de abril, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. A programação acontece das 14h às 16h, com entrada gratuita e classificação indicativa de 12 anos.

Nesta tarde de celebração ao audiovisual brasileiro, serão exibidos quatro curtas-metragens:

🎥 “O Som das Redes” – Documentário de Ruan Jones Souza Ribeiro de Assaggi Piá
🎥 “Deram um Fuzil ao Menino: Imaginário e Violência” – Documentário de Sebáh Villas-Bôas
🎥 “O Encontro de Cego Aderaldo e Robert Johnson” – Ficção de Moacir Macedo
🎥 “Museu Histórico São Miguel” – Documentário de Ana Catharina Oliveira Santos

Debate pós exibição dos filmes

Após a exibição dos filmes, haverá um debate enriquecedor com a presença de alguns dos produtores. Será uma oportunidade ímpar para o público – especialmente os jovens e profissionais de educação – refletir sobre identidade, memória, direitos sociais e cultura a partir do olhar do cinema negro e da produção independente.

O público poderá desfrutar de uma estrutura de qualidade de cinema profissional, graças à parceria com o projeto CINE MOVIMENTA CENTRO, que cedeu os equipamentos da Produtora Movimenta Cultura e Arte. A equipe do Cinema Negro em Foco agradece imensamente ao produtor Esmon Primo, idealizador do Cine Movimenta, por essa parceria que fortalece o audiovisual em nossa região.

Participação de alunos do ensino médio

A sessão cineclubista no Centro de Cultura conta ainda com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, e do próprio Centro de Cultura Adonias Filho, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à cultura.

Sobre o Projeto

Protagonismo da juventude

O Cinema Negro em Foco é uma mostra itinerante de cineclubismo, sob a coordenação do gestor cultural Cláudio Lyrio, que busca promover o acesso de jovens da periferia ao cinema como ferramenta crítica, política e afetiva. A proposta do projeto é formar plateias e criar espaços populares para a exibição de filmes, estimulando o pensamento crítico, valorizando as narrativas negras e a cultura afro de Itabuna, e fomentando a produção audiovisual na Bahia.

A primeira ação da Mostra aconteceu no Colégio Estadual CIEBETEC, em Itabuna, no dia 04 de abril, com grande participação de estudantes e professores na sessão cineclubista e nas oficinas de Cineclubismo, ministrada pelo gestor cultural Cláudio Lyrio, e de Introdução à Produção Audiovisual com Celular, pelo produtor cultural Sebáh Villas-Bôas. Uma nova data está sendo aguardada para a realização das ações no Colégio Estadual de Tempo Integral Adeum Sauer.

Sessão cineclubista no CIBTEC

O projeto está em sua 3ª edição e é realizado pelo Ponto de Cultura Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica (OCA), em parceria com o Cineclube Mocamba @cineclubemocamba, e financiado pelo Ministério da Cultura @minc , através da Lei Paulo Gustavo, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania @ficcoficial e Prefeitura Municipal de Itabuna @prefeituradeitabuna.

Mais do que exibir filmes, o Cinema Negro em Foco propõe ações transformadoras, ampliando horizontes e conectando a juventude ao audiovisual como instrumento de resistência, empoderamento e construção de novas realidades.

Acesse o perfil oficial do projeto no instagram cinema_negro e saiba mais!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Botão Voltar ao topo