
Por Karen Póvoas
A Mostra Cineclubista Itinerante “Cinema Negro em Foco” realiza uma sessão especial aberta ao público nesta quarta-feira, 30 de abril, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. A programação acontece das 14h às 16h, com entrada gratuita e classificação indicativa de 12 anos.
Nesta tarde de celebração ao audiovisual brasileiro, serão exibidos quatro curtas-metragens:
🎥 “O Som das Redes” – Documentário de Ruan Jones Souza Ribeiro de Assaggi Piá
🎥 “Deram um Fuzil ao Menino: Imaginário e Violência” – Documentário de Sebáh Villas-Bôas
🎥 “O Encontro de Cego Aderaldo e Robert Johnson” – Ficção de Moacir Macedo
🎥 “Museu Histórico São Miguel” – Documentário de Ana Catharina Oliveira Santos

Após a exibição dos filmes, haverá um debate enriquecedor com a presença de alguns dos produtores. Será uma oportunidade ímpar para o público – especialmente os jovens e profissionais de educação – refletir sobre identidade, memória, direitos sociais e cultura a partir do olhar do cinema negro e da produção independente.
O público poderá desfrutar de uma estrutura de qualidade de cinema profissional, graças à parceria com o projeto CINE MOVIMENTA CENTRO, que cedeu os equipamentos da Produtora Movimenta Cultura e Arte. A equipe do Cinema Negro em Foco agradece imensamente ao produtor Esmon Primo, idealizador do Cine Movimenta, por essa parceria que fortalece o audiovisual em nossa região.

A sessão cineclubista no Centro de Cultura conta ainda com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, e do próprio Centro de Cultura Adonias Filho, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à cultura.
Sobre o Projeto

O Cinema Negro em Foco é uma mostra itinerante de cineclubismo, sob a coordenação do gestor cultural Cláudio Lyrio, que busca promover o acesso de jovens da periferia ao cinema como ferramenta crítica, política e afetiva. A proposta do projeto é formar plateias e criar espaços populares para a exibição de filmes, estimulando o pensamento crítico, valorizando as narrativas negras e a cultura afro de Itabuna, e fomentando a produção audiovisual na Bahia.
A primeira ação da Mostra aconteceu no Colégio Estadual CIEBETEC, em Itabuna, no dia 04 de abril, com grande participação de estudantes e professores na sessão cineclubista e nas oficinas de Cineclubismo, ministrada pelo gestor cultural Cláudio Lyrio, e de Introdução à Produção Audiovisual com Celular, pelo produtor cultural Sebáh Villas-Bôas. Uma nova data está sendo aguardada para a realização das ações no Colégio Estadual de Tempo Integral Adeum Sauer.

O projeto está em sua 3ª edição e é realizado pelo Ponto de Cultura Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica (OCA), em parceria com o Cineclube Mocamba @cineclubemocamba, e financiado pelo Ministério da Cultura @minc , através da Lei Paulo Gustavo, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania @ficcoficial e Prefeitura Municipal de Itabuna @prefeituradeitabuna.
Mais do que exibir filmes, o Cinema Negro em Foco propõe ações transformadoras, ampliando horizontes e conectando a juventude ao audiovisual como instrumento de resistência, empoderamento e construção de novas realidades.
Acesse o perfil oficial do projeto no instagram cinema_negro e saiba mais!