Maria da Conceição, a Ceiça, o que ela fez, o que ela faz e continuará fazendo.
Em Ilhéus, um exemplo de amor aos animais

Por Patrícia Vitória Mendes dos Santos Araújo e Iolana Fonseca Oliveira
Sim! É sobre ela, a Ceiça. A Maria da Conceição. Conceição que termina com “ão”. “Ão” de emoção, coração, sensação, reivindicação, dedicação, realização, , ação, conscientização, organização, satisfação, adoção, instituição. Eh! São muitos “ãos”. Tem muito mais! Tem muito amor! Um amor pela Causa Animal. Um amor que chega a ser excepcional.
A ONG
Há dezoito anos nascíamos: ONG PLANETA DOS BICHOS. Surgimos como resposta ao grande problema dos animais em situação de rua, vulnerabilidade, maus tratos, violência. Uma dedicação incansável a esses seres, que no silêncio, gritavam e gritam por respeito e amor. Não visamos fins lucrativos. Nossa missão é resgatar, acolher, proteger, cuidar, conseguir um responsável lar. Mas o que fazer? Como fazer? Socorrer, assegurar, oportunizar a vida para esses anjos de patinhas.
Com voluntários que amam a Causa Animal, Ceiça começou. Quase duas décadas se passaram. Muito amor envolvido. Muitas pessoas envolvidas, muitas vidas salvas e pessoas comovidas.
É nesse tempo, nesse percurso, que não foi e não é fácil, que ainda vivemos de doações, que a sensibilização e entrega, se fizeram e fazem presentes. Entregar, se dar, cuidar, doar, dar. Dar a oportunidade a esses anjos de patinhas, que não têm voz. Mas, somos as suas vozes. Gritamos por todos vocês! Lutamos por vocês! Acreditamos em vocês! Amamos vocês!
Por vezes, desacreditamos. Sim! Desacreditamos. Mas, não desacreditamos em vocês. Jamais faríamos isso. Desacreditamos no ser humano que se diz “humano”. E que humanidade é essa insensível, cruel, má, atroz monstruosa, inescrupulosa?
Abril Laranja
Estamos no Abril Laranja, mês de Prevenção Contra a Crueldade Animal. Foi preciso criar algo, como já criam há séculos, diante de circunstâncias distintas, que independessem para que a conscientização do ser humano fosse alertada. Alertada !!! Alertada que para vivermos em sociedade precisamos ter amor. Amor e amar. Esse exercício, não só para a causa Animal, se refere a categorias e espécies existentes. E criou-se. Criou-se o Abril Laranja. Um mês dentre os doze, para que a conscientização de alguma forma alcançasse o cérebro e coração do ser racional. Racional? Ainda bem que existe uma parcela com esse ” r”.
Nesse mês Laranja fizemos, como sempre a nossa parte: AMOR e AMAR as patinhas. Levar à população a importância da criação do dia Municipal Contra a Crueldade Animal. Um mês de trabalho intenso, de Equipe. Mas, infelizmente, cruelmente, terrivelmente, monstruosamente, alguns dos nossos resgates tiraram um pouco do nosso fôlego:
João teve o pescoço quase decepado, por estar com um fio que rasgava a pele, com certeza quando tentava fugir, do mato onde fora abandonado, sem água e comida. Baruque, terrivelmente atacado por um pitbull. Várias partes do corpo com buracos profundos. Necrose numa parte da boca. Bichos nos buracos. Estava sendo comido vivo.
Romeu. Ô Romeu! A sua dor, como a de João e Baruque, é nossa. Eles seguem se recuperando e muito bem. Mais uma vez, Dr Fernando Alzamora, professor da UESC e Projeto de Extensão em laserterapia, vem com seu enorme coração, aliviar a dor e recuperar a pele, do que foi destruído, comido, necrosado pelos bichos, tempo de abandono e negligência. Breve vocês dois estarão cem por cento curados. Mas, o Romeu, lindo Romeu, resgatado no Iguape-Ilhéus, surgiu para mostrar de forma dilacerada aos nossos corações, como esse Abril Laranja está aquém do que almejamos, do que urgente necessitamos. Esse abril e todos meses, além. Romeu, também chamado de Jurandir, por funcionários de algumas fábricas do local, teve seu rabo e parte do ânus arrancados por um golpe de facão. Está gravemente ferido. As fezes saem involuntariamente. O xixi precisa ser retirado com uma sonda. É inimaginável pensar que monstro poderia ter feito isso com Romeu.
Em dezoito anos de existência, a ONG PLANETA DOS BICHOS, já fez diversos tipos de resgate. Conseguiu socorrer, cuidar e dar verdadeiro lar para delicados casos. Mas, Romeu veio para fazer nosso coração acelerar, no peito, sentimentos desoladores, indesejáveis, se abateram em cada um de nós. A cidade estarrecida, abalada, inconformada, dilacerada. Mas, estamos orando muito e na certeza de que irá ficar vivo. Você precisa e quer viver. Estamos com você Romeu. As duas cirurgias que fará: reconstrução do local arrancado com o facão e do órgão genital “tapado”, serão feitas. A do órgão genital, sabemos terá resultado positivo. A da área arrancada, sabemos que o possível será feito, mas a saída das fezes continuará involuntária. Você precisará de fraldas. Mas, te daremos muito além disso, meigo Romeu, te daremos muito mais amor. Te daremos o conforto que precisar para que alivie a sua dor maior: a dor da falta de amor, do monstro que te atacou.
Romeu, você vencerá! Nós da ONG PLANETA DOS BICHOS e muitas pessoas que amam A Causa Animal, juntamente com Conceição a presidente da Ong, não largaremos as suas patinhas. Estamos aqui com você. Orando por você. Você que é ternura, inocência pura, amor puro.
Você segue internado. Nós seguimos lutando por você, fazendo campanha para você. Sabemos que os gastos serão altíssimos, mas acreditamos na parte da nossa sociedade que faz valer o “r”. O “r” de racional. O “r” de respeito. O “r” de quem entendeu que vale a pena torcer por Romeu.
Nos ajudem através de doações pelo pix: 35.774.889/0001-49
ONG Planeta dos Bichos
Voluntárias: Patrícia Vitória Mendes dos Santos Araújo e Iolana Fonseca Oliveira