WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Instituto ECOBAHIA coordena projeto de fortalecimento da agricultura familiar na Costa das Baleias

Ações incentivam produção de alimentos saudáveis

O Governo da Bahia tem realizado uma grande evolução de atendimento a agricultura familiar no Estado, que possui a maior quantidade de agricultores familiares e assentamentos de reforma agrária. Essas famílias estão concentradas em sua maioria  no Extremo Sul, com a produção com ênfase na produção agroecológica primando pelo desenvolvimento sustentável.

Nesta região ,  Instituto ECOBAHIA vem se destacando como entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural- ATER que atua com indígenas, assentados da reforma agrária, pescadores e pescadoras e agricultores familiares. Atualmente, dois projetos estão sendo desenvolvidos pelo Instituto no território, ATER BIOMAS e o ATER BAHIA SEM FOME, o primeiro teve início no ano de 2022 e o segundo em 2025 sendo parte do programa do governo do Estado para combate a fome fornecendo acesso a alimentação de qualidade aos mais vulneráveis e retirada das famílias de agricultores da linha da pobreza com objetivo a uma produção de alimentos saudáveis livres de agrotóxicos.

 

As chamadas públicas são frutos de projeto executado pela BAHIATER órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento  Rural, sendo que nos últimos anos a agricultura familiar já recebeu investimentos de mais de R$ 6 bilhões.

Mais de 2 mil famílias vem sendo atendidas pela política de assistência técnica e extensão rural no território Costa da Baleias e ações como o Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, políticas públicas de liberação de crédito,  acesso à mercados, assistência a artesãos (ãs), PAA leite, políticas para as mulheres, demais ações de políticas públicas voltadas para os povos do campo.

As ações visam o combate a fome, fortalecimento das comunidades  rurais e retirada das famílias da linha da pobreza gerando produção de alimentos saudáveis e de qualidade.

Nos 13 municípios atendidos pelo Instituto ECOBAHIA, são realizadas oficinas para apresentação da equipe, cronograma de atividade e produtos à disposição dos beneficiários, atualmente mais de 1200 famílias que em média atingem cerca de seis  mil pessoas entre homens e mulheres.


“ Nós estamos conscientes do desafio que é a extensão rural para quem realmente tem compromisso com o povo, nós já formamos uma excelente equipe múltipla e diversa, a sede do nosso escritório é em Teixeira de Freitas por ser um ponto equidistante dos municípios que atendermos com o Biomas e com o BSF. Chegamos pra somar e o apoio das prefeituras, das entidades representativas e dos diversos parceiros farão a diferença “ declarou Isabela Almeida diretora presidente do Instituto  ECOBAHIA.

O projeto tem duração de cinco anos e atenderá em média 70 famílias de agricultores por cada técnico. O coordenador do Bahia Sem Fome na Costa das Baleias é o engenheiro agrônomo   Jonas Pereira que engenheiro agrônomo de formação

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Botão Voltar ao topo