
A iniciativa solidária de um estudante da Itália contribuiu com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer- GACC Sul da Bahia, sediado em Itabuna, que atende crianças em tratamento e seus familiares de todo o Sul, Sudoeste e Extremo Sul do Estado.
Matteo Passini, italiano de 14 anos, estudante do Istituto Madonna Della Neve, em Adro, na Província de Brescia escolheu como tema de conclusão do ensino fundamental “Una Partita per Il GACC” (Uma partida de futebol para o GACC).
A escola definiu que o projeto deveria ser de cunho social, e Matteo, filho de mãe brasileira/Itabunense e pai Italiano inspirou-se no trabalho voluntário de sua tia avó no Brasil, Clemildes Alves, onde ela atua no Espaço GACC, e buscou informações junto a Assessoria de Comunicação da Casa de Apoio para subsidiar a elaboração do trabalho.
O estudante organizou uma partida de futebol com o time da escola e os jogadores e torcedores pagaram uma quantia simbólica de dois euros que foram revertidos em doação para o GACC -Sul Bahia.
A partida de futebol mobilizou a escola e foram arrecadados cerca de 900 euros (o equivalente a cerca de 5.700 reais) com a venda de ingressos, camisas e colaboração voluntária dos pais e amigos.
Além da partida, Matteo Passsini apresentou nesta terça-feira, dia 18, seu Trabalho Teórico para uma banca examinadora, mostrando a ação social do GACC. “Fico muito feliz em ter contribuído com crianças que necessitam de apoio para o tratamento e promover a solidariedade através da Educação e do futebol”, disse Matteo.
Para a presidente do GACC Sul da Bahia, Teresa Cristina Cardoso, a atitude de Matteo “serve de exemplo e representa a esperança no cuidado das nossas crianças e adolescentes. O valor arrecadado por ele pode ajudar a transformar vidas”.
Quem quiser colaborar com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer pode entrar em contato através do fone (73) 99114-1264.