
O documentário “Doutor Araguaia – a história do médico João Carlos Haas Sobrinho”, será exibido nesta sexta-feira, dia 5, na Festa do Avante 2025, em Portugal. Mais do que um simples festival, esse evento nos oferece uma janela internacional para compartilhar a memória e a luta de João Carlos Haas Sobrinho, médico gaúcho cuja vida se enredou com o sonho de um Brasil democrático, justo e solidário.
O evento é uma iniciativa politico-cultural organizado pelo Partido Comunista Português -PCP desde 1976. O diretor do documentário, Edson Cabral, estará presente em Portugal, para exibição e debate.
O DOCUMENTÁRIO
Dr. Araguaia é uma produção independente da TG Economia Criativa é dirigida pelo Documentarista Edson Cabral, com roteiro, pesquisas e argumento realizados em parceria com Sônia Haas, irmã do protagonista. Durante as gravações a equipe esteve nos Estados de São Paulo, Maranhão, Pará, Tocantins, Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
O documentário destaca a vida do brilhante estudante de medicina, natural de São Leopoldo/RS (1941), com sólida educação jesuíta, e que foi preso em 1964, só porque era presidente do Centro Acadêmico Sarmento Leite, da Faculdade de Medicina da UFRGS. Consegue concluir seu curso, alinha-se à filosofia do PCdoB da época, com forte liderança, torna-se médico pioneiro nas regiões de Porto Franco/MA e Xambioá/TO.
Entre 1967 e 1972, Dr. Juca salva centenas de vidas, sendo amado pelos camponeses que sofrem com o regime de exceção e por todos que com ele conviveram. Foi morto na região do Bico do Papagaio, na Guerrilha do Araguaia. Sônia continua na busca dos restos mortais – que nunca foram entregues à família, procurando sempre compreender a opção do seu irmão.

O filme tem duração de noventa minutos, cinco músicas inéditas, cerca de cinquenta entrevistas e, aproximadamente, 2 TB de arquivo bruto, além dos esforços de uma equipe multifuncional composta por quase trinta profissionais.