
Fazer chocolate de origem com a magia que envolve o Sul da Bahia, região celebrizada mundialmente por Jorge Amado, também se aprende na escola. A rede estadual de ensino da Secretaria de Educação da Bahia (SEC) marca presença no Chocolat Festival Bahia, que acontece até este domingo (26) no Centro de Convenções de Ilhéus. Uma das atrações do evento é a produção da escola-fábrica do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun.

No estande estão sendo apresentados Chocolates 39%, 45%, 56%, 61% e 70%, Chocolate 35% branco ao leite, nibs caramelizazado, doces e licores, produzidos na escola-fábrica do CEEP. A estudante Heloisa Oliveira destaca que “é o meu primeiro festival e tem sido uma experiência fascinante. A gente fica muito feliz quando as pessoas consomem e elogiam a qualidade do nosso chocolate. É um grande incentivo para continuar o processo de capacitação”.

Para Ana Clara Cruz, “é um prazer estar aqui, porque através da escola-fábrica do CEEP a gente conhece na prática todo o processo de produção do chocolate. Quero me capacitar cada vez mais, porque pretendo atuar no setor chocolateiro”. “Estamos representando o CEEP do Chocolate e podemos demonstrar como uma escola pública pode oferecer um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. Além disso, com a produção bean to bar, da planta à barra, a gente valoriza a agricultura familiar”, diz a estudante Ana Beatriz Santos.
Durante os quatro dias do Chocolat Bahia, 30 alunos atuam no estande do CEEP Nelson Schaun, com acompanhamento de professores. O estudantes são inseridos numa área em expansão, com o surgimento de dezenas de marcas de origem na região.

Alessandra Bueno, professora e orientadora da escola-fábrica, destaca que “os estudantes contam os dias para a chegada do festival. Esse contato com o público permite colocar em prática tudo o que eles aprenderam na sala de aula e é um incentivo para cursarem a especialização em chocolate através de uma parceria do CEEP com a Universidade Federal do Sul da Bahia”.

O diretor do CEEP do Chocolate Nelson Schaun, Paulo Quadros, afirma que “a participação no festival fortalece a instituição e permite uma integração dos professores e estudantes no universo do cacau e do chocolate. Muitos jovens se interessam em estudar no CEEP a partir da visita ao estande. Um evento desse porte dá visibilidade e uma dimensão nacional a uma escola da rede pública da Bahia. É também uma oportunidade de inserção dos jovens no mercado de trabalho”.
A escola-fábrica do Ceep do Chocolate Nelson Schaun conta a participação de 350 estudantes. Além do Ceep Ilhéus, o Governo do Estado mantém unidades no Ceep da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, em Arataca, e no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Médio Rio de Contas, em Ipiaú.






