
Como proteger a lavoura, melhorar a produtividade e transformar a produção em renda? Essas questões estarão no centro do IV Encontro Nacional do Projeto Cacau 500, que será realizado de 10 a 13 de dezembro de 2026, no Centro de Convenções de Ilhéus, na Bahia. A programação reunirá especialistas, produtores e profissionais da cadeia produtiva para aproximar pesquisa, assistência técnica e mercado das decisões tomadas no campo.
Entre os destaques está a participação prevista de Paulo Sérgio Bevilaqua de Albuquerque, da CEPLAC, no Amazonas, que abordará medidas de contenção e supressão da monilíase em áreas foco. O tema estará acompanhado de apresentações sobre pesquisa, situação da doença no Brasil e ações de prevenção e vigilância na Bahia, com Karina Peres Gramacho, da CEPLAC; Juliana Alexandre, do DSV/MAPA; e Catarina Cotrim de Matos Sobrinho, da ADAB.
A proposta é levar ao produtor informações que contribuam para prevenir perdas e compreender o papel da assistência técnica e da defesa sanitária na proteção das lavouras. A programação também prevê a participação de Milton José da Conceição, da CEPLAC, nas discussões sobre genética, novos clones, produtividade e resistência às doenças.
A viabilidade econômica do manejo será outro eixo do encontro. Ivan Costa e Sousa, Rosenilton Klécius e José Basílio Leite aprofundarão a relação entre práticas agrícolas, custos e resultados. Dan Lobão e Ivan Crespo contribuirão com os debates sobre cabruca e sistemas agroflorestais, enquanto Ronaldo Abude abordará tecnologias em fertilizantes e defensivos agrícolas.
Além da produção de amêndoas, o evento discutirá alternativas para ampliar o valor gerado pela atividade. Matheus Pedrosa dos Reis, da Fralía Cacau Brasil, apresentará o tema “Aproveitamento integral e o próximo ciclo do cacau no Brasil”. Thiago Hassu, fundador da Cacau do Futuro, também tratará de aproveitamento, produtividade e oportunidades de renda. Qualidade, origem e fabricação de chocolate estarão entre os assuntos voltados à agregação de valor.

Os desafios de preços, custos e comercialização serão debatidos por Adilson Reis, Antônio César Costa Zugaib e Paulo Torres, com participação de Thiago Fernandes nas discussões sobre mercado internacional. O objetivo é conectar as decisões da propriedade às condições de venda e às oportunidades da cadeia do cacau e do chocolate.
No dia 13, o Aulão Cacau 500 reforçará a aplicação prática dos conteúdos, relacionando produtividade, manejo de doenças e custos às contas da propriedade. A proposta é oferecer elementos para que os participantes avaliem investimentos e identifiquem as condições necessárias para obter lucro.
Com uma agenda voltada a quem planta, cuida, colhe e transforma, o encontro pretende contribuir para uma cacauicultura mais preparada diante das ameaças e mais eficiente no aproveitamento das oportunidades.

IV Encontro Nacional do Projeto Cacau 500
Data: 10 a 13 de dezembro de 2026
Local: Centro de Convenções de Ilhéus — Bahia
Informações: cacau500.com.br | Instagram: @cacau500_






