
Um encontro entre representantes da IG Sul da Bahia, Central de Cooperativas da Mata Atlântica, Consórcio Intermunicipal e Território de Identidade Baixo Sul da Bahia, formalizou a parceria para a realização do “Programa Cacau +” e inclusão das entidades na Associação Cacau Sul Bahia.
O objetivo do Cacau + é buscar a melhoria das condições dos produtores de cacau, através do aumento da produtividade, qualificação e verticalização de toda a cadeia produtiva, incluindo a fabricação de chocolates premium, com alto valor agregado.
“A IG Sul da Bahia pretende contribuir com o programa e ampliar as parcerias com demais municípios incluídos no recorte geográfico do consórcio, valorizando o cultivo de cacau com certificação de Indicação Geográfica, que garante origem e qualidade através de um rígido sistema de rastreabilidade do cacau favorecendo a comercialização com preços superiores”, afirma o diretor executivo da Indicação Geográfica-IG Sul da Bahia, Cristiano Sant’Ana.
O presidente do Consórcio Intermunicipal do Baixo Sul da Bahia, que congrega 13 municípios, e prefeito de Igrapiuna, Leando Ramos, destaca que “o trabalho desenvolvimento pela IG Cacau é muito importante para a valorização da cadeia produtiva do cacau, através da certificação de origem, e como podemos fazer esse benefício chegar aos agricultores familiares do Baixo Sul”, disse. “A parceria vai permitir que o cultivo de cacau e a produção de chocolate de qualidade se dê em bases sustentáveis, com impactos socioeconômicos bastante positivos na região”, afirmou.
O termo de parceria entre o IG Cacau e as entidades do Baixo Sul da Bahia será assinado em outubro.