DestaquesGeral

Parceria com Indicação Geográfica Sul da Bahia fortalece produção de cacau no Território Baixo Sul

Um encontro entre representantes da IG Sul da Bahia, Central de Cooperativas da  Mata Atlântica, Consórcio Intermunicipal e Território de Identidade Baixo Sul da Bahia, formalizou a parceria para a realização do “Programa Cacau +” e inclusão das entidades na Associação Cacau Sul Bahia.

O objetivo do Cacau + é buscar a melhoria das condições dos produtores de cacau, através do aumento da produtividade, qualificação e verticalização de toda a cadeia produtiva, incluindo a fabricação de chocolates premium, com alto valor agregado.

“A IG Sul da Bahia pretende contribuir com o programa e ampliar as parcerias com demais municípios incluídos no recorte geográfico do consórcio, valorizando o cultivo de cacau com certificação de Indicação Geográfica, que garante origem e qualidade através de um rígido sistema de rastreabilidade do cacau favorecendo a comercialização com preços superiores”, afirma o diretor executivo da Indicação Geográfica-IG Sul da Bahia, Cristiano Sant’Ana.

O presidente do Consórcio Intermunicipal do Baixo Sul da Bahia, que congrega 13 municípios, e prefeito de Igrapiuna, Leando Ramos, destaca que “o trabalho desenvolvimento pela IG Cacau é muito importante para a valorização da cadeia produtiva do cacau, através da certificação de origem, e como podemos fazer esse benefício chegar aos agricultores familiares do Baixo Sul”, disse. “A parceria vai permitir que o cultivo de cacau e a produção de chocolate de qualidade se dê em bases sustentáveis, com impactos socioeconômicos bastante positivos na região”, afirmou.

O termo de parceria entre o IG Cacau e as entidades do Baixo Sul da Bahia será assinado em outubro.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar