
A Praça do Comércio vai ganhar um toque de Brasil. De 11 a 14 de setembro, o Pátio da Galé recebe o Brasil Origem Week, uma celebração que une gastronomia, cultura, negócios e debates estratégicos entre Brasil e Portugal. Com entrada gratuita e muita degustação, o evento promete uma imersão de quatro dias com showcookings, feira de produtos, fóruns temáticos e experiências culturais que destacam a diversidade e o potencial de inovação do Brasil.
“O Brasil Origem Week é uma oportunidade única para mostrar o que o Brasil tem de melhor em termos de sabores, cultura, empreendedorismo e diálogo internacional. Queremos criar pontes entre os dois países e apresentar um Brasil contemporâneo, inovador e conectado ao mundo”, afirma Marco Lessa, idealizador do evento, fundador da Casa Brasiliana e do Chocolat Festival.
A programação gastronómica é um dos pontos altos do Brasil Origem Week, com showcookings diários que levam ao palco chefs como Ricardo Mourão, que apresenta o bobó de camarão e polvo com crocante de mandioca; Anderson Sousa, com o pato com tucupi; Lorrayne Barros, com nhoque de banana-da-terra e moqueca de camarão; além de Carol Brito, Mónica Morais, Marcos Monteiro, Ivanna Limonge, Emanuel Sávio, Virgínia Soares, Carolina Sales, Cidália França, Márcio Ricci, Natacha Fink e Larissa Abbud, que trarão pratos tradicionais e releituras criativas da culinária brasileira. Em paralelo, a Feira de Produtos Origem Brasil apresenta rótulos e ingredientes artesanais, com direito a degustações e oportunidades de negócio para importadores e profissionais da gastronomia.
Na vertente cultural, o evento abriga as exposições “Retratos Sonoros”, do fotógrafo Daryan Dornelles, e “Olhares da Amazónia”, de Edina Costa, que realizará uma live painting durante o evento, oferecendo ao público uma experiência artística interativa.
No campo dos debates, o Fórum de Turismo, no dia 11, abre a programação com o tema Inovação e Sustentabilidade na Promoção dos Destinos, reunindo autoridades e especialistas brasileiros e portugueses para discutir o futuro do setor. No dia 12, o Diálogos de Lisboa propõe um olhar estratégico sobre temas como relações bilaterais, empreendedorismo, migração, turismo sustentável e representatividade dos brasileiros em Portugal. Esse evento será no Auditório Pestana Pousada Lisboa (Praça do Comércio, número 31).
Também no dia 12, o Seminário Prepara Portugal promove painéis sobre inovação, marketing digital, estratégias de comunicação e futuro do trabalho, com especialistas como Camila Correa, Ana Carolina Braga, Larissa Abreu, Higor Cerqueira, Pedro Stob e Thiago Vieira, além de um debate sobre os desafios de empreender entre Brasil e Europa.
No dia 13, o Workshop de Internacionalização, realizado na ApexBrasil, traz conteúdos sobre planeamento estratégico, regulação, importação, inteligência artificial e oportunidades para empresas brasileiras que desejam expandir para o mercado europeu.
Encerrando a programação de painéis, o Fórum Mulher, também no dia 13, destaca o protagonismo feminino no empreendedorismo, na liderança e na comunicação digital, com a participação de nomes como Úrsula Corona, Lylian Menezes, Val Vikene, Carol Palombini, Rosângela Rabel, Aline Castelo Branco e Lua Oller, entre outras líderes e especialistas.
Com uma agenda diversificada, o Brasil Origem Week reforça Lisboa como ponte cultural e de negócios entre Brasil e Portugal, celebrando a gastronomia, a arte e o conhecimento como motores de conexão e desenvolvimento internacional.
A realização do BOW Lisboa é da MVU Portugal. A prefeitura de Maricá e de Ilhéus são parceiras do evento, assim como o governo do estado da Bahia.
LINK PARA INSCRIÇÃO DIÁLOGOS DE LISBOA
Local: Auditório Pestana Pousada Lisboa (Praça do Comércio, número 31).
LINK PARA INSCRIÇÃO NO WORKSHOP DE TURISMO
LINK PARA INSCRIÇÃO FÓRUM MULHER
FÓRUM DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Local: ApexBrasil
Esgotado!
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
SOBRE MARCO LESSA

Empreendedor, empresário e sonhador, Marco Lessa nasceu em Guanambi, no sertão da Bahia e encontrou o seu propósito em Ilhéus. A memória do aroma de chocolate vindo das moageiras de cacau; ter produzido a novela “Renascer”, da TV Globo; conhecer a realidade dos produtores locais e acreditar no potencial de desenvolvimento econômico e social do Sul da Bahia, moldaram o seu coração em forma de cacau e despertaram o desejo de ajudar a transformar a sociedade.
Marco construiu e consolidou a sua carreira de publicitário, promotor de eventos e incentivador do turismo em Ilhéus, quando decidiu criar uma plataforma para resgatar a força histórica da mais importante região produtora de cacau do Brasil. Foi assim que em 2009 surgiu o Chocolat Festival, que se transformou no maior e mais relevante evento de chocolate e cacau do país e que também chegou a França, Bélgica e Portugal. Hoje, ele é CEO do Grupo M21, uma organização privada brasileira multiplataforma que atua nos mercados de eventos e comunicação.