DestaquesGeral

Projeto Cacau 500@ aposta em tecnologia para aumentar produtividade

Ceplac incentiva união de produtores e inovação na lavoura

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) implantou o projeto “Projeto Cacau 500@, Tecnologia para a Alta Produtividade”. A proposta é que é os produtores criem grupos para capacitação, aumentar a produtividade de cacau e baixar o custo de produção.

O projeto Cacau 500@ prevê que produtores formem grupos para capacitação em alta produtividade. A ideia é que elevem a produção para 500 arrobas de cacau por hectare. Ao ser formado, o grupo escolhe um coordenador, que organiza as excursões, os encontros, repasse de técnicas, mensagens e análise de resultados com o acompanhamento técnico.
Qualquer município pode participar do Cacau 500@. Basta formar grupos de produtores e entrar em contato com a extensão rural da Ceplac.


O Projeto Cacau 500@ desenvolvido por técnicos e extensionistas da CEPLAC, foi tema central da série Bate Papo Saga do Cacau, promovido pela jornalista ilheense Caliana Mesquita, em suas redes sociais.

O encontro virtual contou com as presenças do técnico e extensionista da Ceplac, Ivan Costa, idealizador e responsável pela difusão do projeto na região cacaueira, e os produtores Thiago Barreto da cidade de Gandú, o primeiro cacauicultor a investir na técnica desenvolvida pela Ceplac, e José Carlos Maltéz, que decidiu inovar a técnica aplicando no sistema Cabruca o Projeto Cacau 500@.

Também foram debatidos a necessidade da ampliação da assistência técnica e busca de um diálogo mais efetivo com o Governo Federal para solucionar problemas que afetam a lavoura cacaueira, como a falta de crédito para investimentos em modernização e aumento da produtividade.

Assista:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar