DestaquesGeral

Semana do Turismo em Ilhéus valoriza história, cultura e belezas naturais

Evento terá visita a pontos turísticos e incentiva sustentabilidade

 

Com duração de seis dias, a Semana do Turismo em Ilhéus acontecerá de 27 de setembro ao dia 2 de outubro e terá uma programação com foco na valorização, promoção e conservação dos atrativos e equipamentos turísticos, levando informações e gerando conteúdos relevantes acerca da atividade turística, história local, empreendedorismo e sustentabilidade, através de matérias e entrevistas em TV e Rádio, postagens e promoções nas redes sociais, oficinas e lives com profissionais das áreas envolvidas.

A Eixo 4 – Soluções Inteligentes, empresa de consultoria especializada em turismo, entendendo a necessidade de sensibilizar os atores da cadeia produtiva do setor, para a sua importância como atividade econômica capaz de impulsionar o desenvolvimento sustentável, está realizando o evento Semana do Turismo em Ilhéus. Aproveitando a data comemorativa do Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo, 27 de setembro,  definida pela Organização Mundial de Turismo-OMT, o evento tem como finalidade chamar a atenção do potencial econômico do turismo, enquanto atividade geradora de emprego e renda, visando a divulgação e valorização dos patrimônios naturais, históricos e culturais do município.

O evento é promovido pela  Eixo 4 – Soluções Inteligentes, empresa de consultoria especializada em turismo, aproveitando a data comemorativa do Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo, 27 de setembro,  definida pela Organização Mundial de Turismo-OMT.. O objetivo é  chamar a atenção do potencial econômico do turismo, enquanto atividade geradora de emprego e renda, visando a divulgação e valorização dos patrimônios naturais, históricos e culturais do município.

Os pontos e produtos turísticos contemplados no projeto são Centro Histórico; Praias do Sul e do Norte, Cururupe, Olivença, Acuipe, Rio do Engenho, Lagoa Encantada, Rio do Braço e Fazenda Yrerê.

De acordo com Vilomar Simões Ramos Sobrinho, consultor da Eixo 4, “o evento visa atingir e envolver o trade turístico, gestão pública, comunidade local e, como tem ênfase na divulgação e promoção do Destino Ilhéus, igualmente comunica com os turistas e potenciais viajantes”. A programação também contempla o envolvimento de grupos culturais, evidenciando a interface entre cultura e turismo e valorizando a identidade cultural do município.

Programação:

26/09 (Domingo)

– 19h30: Live ‘Esquenta Semana do Turismo’, com Fabíola Paes Leme, da Eixo4 Consultoria e Mestre em Cultura e Turismo e Marco Lessa, empresário, CEO do Chocolat Festival, ex-presidente da Atil e CCC&VB. Tema: “A produção de cacau e chocolate associada ao turismo”;

 

27/09 (Segunda-feira)

– Abertura do Evento e divulgação de imagens e conteúdos sobre a Praia do Norte;

– Divulgação de imagens, informações e conteúdos sobre o Centro Histórico, com a presença do Grupo Cultural Maktub e apresentação de grupo de capoeira;

– Oficina de artesanato com orientações do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), com artesãos do Mercado de Artesanato de Ilhéus;

– 19h30: Live Com Pawlo Cidade, Gestor Cultural e Presidente da Academia de Letras de Ilhéus e Maria Luiza Heine, Dra. Em Educação Ambiental, historiadora, escritora e filósofa. Tema: “Patrimônio Cultural de Ilhéus: um caminho para promover o turismo sustentável no município”;

– Sorteios no Instagram Oficial do evento;

 

28/09 (Terça-feira)

– Ações na Lagoa Encantada: Divulgação de imagens, informações e conteúdos; -Oficina, ministrada pelo GAP-Grupo Amigos da Praia, de Placas Sustentáveis, para a comunidade local;

– 19h30: Live com Fabíola Paes Leme, da Eixo4 Consultoria e Mestre em Cultura e Turismo, com Maurício Bacellar, Secretário de Turismo do Estado da Bahia. Tema: “Estratégias do Destino Bahia para a retomada do Turismo”;

-Oficina Técnica Gratuita: 18h30 às 21h30, no Sebrae de Ilhéus: Marketing Digital para o Segmento de Turismo;

– Sorteios no Instagram Oficial do evento;

 

29/09 (Quarta-feira)

– Ações no Cururupe, Olivença e Acuípe, com passagem pela comunidade indígena Tupinambá: Divulgação de imagens, informações e conteúdos;

– 16h30 – Tour virtual pelo Centro Histórico;

– 19h30: Live: Live com Fabíola Paes Leme, da Eixo4 Consultoria e Mestre em Cultura e Turismo, com Rafael Espírito Santo, Diretor do Resort Cana Brava. Tema: “Hospitalidade como diferencial competitivo para destinos e empreendimentos turísticos”;

– Sorteios no Instagram Oficial do evento.

30/09 (Quinta-feira)

– Ações no Rio do Engenho: Divulgação de imagens, informações e conteúdos;

-16h30 – Tour Virtual pelo Centro Histórico;

– 18h00 – Lançamento virtual do livro “Turismo Ilheense: Um Enfoque Ético”, de Marco A.C. Bonfim, via YouTube;

– 18h30 às 21h30: Oficina Técnica Gratuita, no Sebrae de Ilhéus: Jornada do Cliente para o Segmento de Turismo;

– 19h30: Live com Fabíola Paes Leme, da Eixo4 Consultoria e Mestre em Cultura e Turismo, com Claudiana Figueiredo, gerente do Sebrae e Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Regional. Tema: Turismo Regenerativo;

– Sorteios no Instagram Oficial do evento;

01/10 (Sexta-feira)

– Ações na Praia do Sul: Divulgação de imagens, informações e conteúdos;

– Ação do GAP – Grupo Amigos da Praia com os cabaneiros da Praia do Sul: Entrega de caixas coletoras de tampinhas nas cabanas das praias do Sul.

– 15h00: Discussão sobre Políticas Públicas na Câmara dos Vereadores de Ilhéus: escuta do trade turístico para as ações de revitalização da Avenida Soares Lopes, às 15h;

– 19h30: Live com Jurema Cintra, do GAP- Grupo Amigas da Praia, embaixadora lixo zero e advogada. Tema: A importância da conservação dos patrimônios para o turismo sustentável;

– Sorteios no Instagram Oficial do evento

02/10 (Sábado)

– Ações no Rio do Braço: Divulgação de imagens, informações e conteúdos e roda de conversa com a comunidade;

– Ações na Fazenda Yrerê: Divulgação de imagens, informações e conteúdos e encerramento do projeto.

(fotos Fabiola Paes Leme)

PARCEIROS

1. Amado Turismo
2. Amélia Barce #
3. Associação de Guias e condutores de Ilhéus
4. ATIL – Associação de Turismo de Ilhéus
5. Band Bahia
6. Bivolt
7. Cabana Palmito
8. Cabana Vó Eró
9. Chocolate Caseiro de Ilhéus
10. Chocolate Yrerê
11. Chor Chocolates de Origem
12. Coluna de Turismo
13. COMTUR Ilhéus
14. Praia da Pérola
15. Ecolev
16. Encantos Turismo
17. Ertour
18. Excelsior Turismo
19. Faculdade de Ilhéus
20. Fazenda Sagarana Chocolate de Origem
21. Fazenda Yrerê
22. Fotógrafo José Nazal Pacheco Soub
23. Gabriela FM
24. GAP – Grupo Amigos da Praia
25. Cana Brava Resort
26. Grou
27. Hotel Aldeia da Praia
28. Hotel La Dolce Vita
29. Ifbaiano
30. Ilhéus FM
31. Instituto Nossa Ilhéus
32. M21# VILOMAR
33. Mais do Cacau
34. Mandarine Gourmet #
35. Mercado de Artesanato de Ilhéus
36. Museu da Capitania de Ilhéus
37. Bar e Restaurante Netos da Gabriela
38. Pousada Costa do Cacau
39. Pousada do Mar
40. Pousada Paulett’s
41. Pousada Pier do Pontal
42. Pousada Praia Bela
43. Prefeitura Municipal de Ilhéus
44. Preserva Ilhéus
45. Rádio Santa Cruz
46. Resort Jardim Atlântico
47. Santé
48. Sebrae
49. Secretaria Municipal de Cultura
50. Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza
51. Secretaria Especial de Turismo
52. Secretaria de Turismo do Estado da Bahia
53. Tapiocas Gui Gui
54. TV Cacau
55. TV Tororomba
56. Via Destino Viagens
57. Village Indaiá
58. Rádio Bahiana
59. Rota Transporte
60. Vesúvio
61. Céo Modas
62. Decolar Marketing

63- Site Cacau&Chocolate
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar