DestaquesGeral

Bahia Farm Show terá Casa do Chocolate e cacau irrigado do Oeste

Produção da agricultura familiar marca presença num dos maiores eventos do agronegócio do Brasil

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) estará presente à Bahia Farm Show, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, com estande e também a Casa do Chocolate, espaço que divulgará marcas baianas do produto. O evento é a maior vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste do país, com repercussão nacional e grande potencial de negócios. Em sua última edição presencial, em 2019, foram feitos negócios no volume de R$ 1,9 bilhão, o que, à época, elevou a feira à segunda posição de vendas por visitantes no Brasil em eventos do agronegócio. Evento criado e organizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Bahia Farm Show tem programação de 31 de maio a 4 de junho.

 

O governo da Bahia é um dos patrocinadores da feira e leva para Luís Eduardo Magalhães estandes de várias de suas secretarias. Além da Seagri, também estarão presentes as secretarias do Planejamento (Seplan), Turismo (Setur), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Econômico (SDE), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Meio Ambiente (Sema), além da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

 

“A intensa demanda para esta edição da Bahia Farm Show reflete o sentimento do setor produtivo, que passou dois anos sem poder realizar a feira, por conta da pandemia, mas continuou produzindo grãos, fibras e frutas. Neste momento, o mercado demonstra todo o seu ânimo para trazer novas tecnologias, e os consumidores estão ansiosos para continuar desenvolvendo seus empreendimentos de forma moderna e eficiente, com o suporte tecnológico. São interesses que vão na mesma direção”, comenta o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi.

 

CASA  DO CHOCOLATE E CACAU DO OESTE

Chocolates da Bahia Cacau

Uma das atrações da Seagri na feira será a Casa do Chocolate. O espaço irá abrigar os produtos de cerca de 30 marcas baianas, apresentando o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria da Agricultura junto a essa cadeia produtiva. Entre as marcas presentes estão a Bahia Cacau e Natucoa, produzidas por cooperativas da agricultura familiar e que vem conquistando mercados na Bahia e em outros estados. A Casa do Chocolate também representa um incentivo à produção do cacau na região, projeto que entusiasma gente de larga experiência no ramo. Os plantios de cacau no Oeste do estado vêm alcançando produtividade expressivamente maior do que em áreas tradicionais da Bahia e do Brasil.

Chocolates Natucoa

Um  dos destaques desse processo é  o projeto Coopercacau1000   no Sistema Agroflorestal do Cerrado- SAC, atendendo inicialmente  mil produtores.  Cada família cooperada utilizará  5 hectares, os  quais serão destinados à razão de 3,8 hectares para recuperação de Áreas de Proteção Ambiental (APP) e Reserva Legal (RL); 1,2 hectare em sistema agroflorestal do cerrado – sendo 1 hectare de cacau irrigado e 0,2 hectare com árvores nativas do bioma. ”A proposta é utilizar preferencialmente essências florestais frutíferas do Bioma Cerrado,  de alto valor agregado, compondo um modelo inteligente de paisagem”, afirma o presidente da cooperativa Antelmo Pinto Farias.

 

Antelmo Farias

 

“A Seagri apoia a Bahia Farm Show desde o início do projeto, participando das suas edições e atuando mesmo nos eventos de maneira a incentivar o agronegócio não só da região, como de todo o estado. Trata-se de uma feira que só cresce e que representa a força da agropecuária baiana, como também apresenta toda a tecnologia que colabora para que sigamos batendo recordes de produtividade e produção. Para se ter uma dimensão, em 2021 os negócios do campo representaram 21,7% do PIB da Bahia”, diz o titular da Seagri, Leonardo Bandeira.

 

 

 

Gigante – A Bahia Farm Show tem números portentosos. Em sua última edição presencial, em 2019, foi visitada por mais de 68 mil pessoas, com negócios na casa de R$ 1,9 bilhão. Para este ano, a área da feira foi ampliada e serão mais de 350 empresas e marcas participantes em um espaço de 191 mil metros quadrados. Além da exposição de máquinas, implementos e soluções tecnológicas para uso no campo, a feira ainda oferece palestras e cursos, serviços e avaliações, contato com instituições financeiras e oportunidade de network entre os empreendedores e produtores rurais.

O universo do agronegócio se mostra muito bem representado na Bahia Farm Show. O universo de expositores é amplo e diversificado. Há estandes com aeronaves e drones produzidos especialmente para o trabalho no campo, como também de concessionárias de máquinas e equipamentos (tratores, colhedoras, caminhões, caminhonetes etc), empresas de softwares voltados ao agronegócio, fábricas de adubos e fertilizantes, além de empresas de soluções de eletrificação de fazendas, de comercialização de equipamentos de irrigação e construção de silos, dentre outros serviços e atividades.

 

Também ganham destaque na edição deste ano os leilões de gado de leite e corte, que serão realizados, respectivamente, nos dias 2 e 3 de junho. No primeiro, serão colocadas à venda 60 matrizes leiteiras das raças Girolandos e Guzolandos, prenhas ou paridas. No segundo dia de leilão, serão disponibilizados para negociação 1,2 mil bezerros, garrotes e novilhas da raça Nelore e cruzados entre Nelore, Red Angus e Droughmaster. Em formato híbrido, o leilão também será transmitido por canais fechados e pelas redes sociais da Central Leilões (Youtube, Facebook e site). Aliás, os lotes disponibilizados para os leilões poderão ser conferidos previamente no site www.centralleiloes.com.br.

 

Do ponto de vista da formação para os negócios e a atividade do campo, a feira possui uma grade de cursos e palestras muito interessante. Serão debatidos temas como agricultura digital, viabilidade de produção com redução de adubação, sucessão familiar no agro, mulher no agronegócio, correção topográfica do solo, controle de sistemas de irrigação, criação de usinas de energia fotovoltaica, uso de madeira de reflorestamento, dentre outros temas.

 

Outras informações sobre a Bahia Farm Show podem ser conseguidas no site do evento: https://bahiafarmshow.com.br/

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar