WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Pimenta Fogo de Gabriela traz a marca da morena amadiana que enfeitiçou o mundo

Produto tem receita caseira, com identidade sulbaiana

A sensualidade de Gabriela, com seu cheiro de cravo e canela, enfeitiçou o mundo através do romance de Jorge Amado, uma das obras mais lidas, traduzidas, filmadas e ‘noveladas’ do escritor grapiúna. O livro fez do Vesúvio, um dos pontos turísticos do Sul da Bahia (a cena de Gabriela no telhado mostrando o que era possível mostrar faz parte da antologia da tevê brasileira), que sob nova direção merece ser recomendado, e originou até uma versão praiana, com direito a  magnífica vista do mar de São Jorge dos Ilhéus.

 

Fonte inesgotável de inspiração, a morena amadiana agora empresta seu nome a uma pimenta,  tipicamente caseira, a Fogo de Gabriela, produzida em Olivença, recanto ilheense famoso pelas belíssimas praias, uma igreja secular e a pela tradicional Puxada do Mastro de São Sebastião.

 

A Pimenta Fogo de  Gabriela é  uma receita familiar, de uma baiana que produzia o molho para consumo doméstico e ganhou uma identidade com o imaginário em torno da clássica personagem.

Luiz Felipe  Mendes de Oliveira

A Fogo de Gabriela nasceu de uma idéia que estava adormecida e foi reativada por Luiz Felipe  Mendes de Oliveira, turismólogo e residente em Olivença. “O objetivo, quando identifiquei o potencial do molho artesanal, era o de transformar o produto em uma marca de apelo, mas também ressaltar a importância de Olivença como um território de tradições e saberes expressos em sua gente”, afirma Luiz Felipe.

Recentemente, a proposta da “Fogo de Gabriela” foi despertada dentro do programa e seminário EMPRETEC e Luiz Felipe se uniu a Izabela Duarte, para repaginar e alavancar o produto.

 

A Fogo de Gabriela é produzido com pimentas da região por mãos supersticiosas, que tornam o molho único, saboroso, que valoriza as características da região e traz a experiência de levar um pedacinho da Terra de Gabriela para a mesa do consumidor.

“A pimenta está associada à baianidade,  combina com acarajé, com churrasco e é um elemento da comensalidade na Bahia. A Fogo de Gabriela é antes de mais nada uma experiência gastronômica e sensorial”, ressalta Luiz Felipe.

 

A Pimenta Fogo de Gabriela pode ser adquirida na Mercearia Recanto localizada na Rua Luís Eduardo Magalhaes, 433 (Olivença, Ilhéus, Bahia). Contato: (73) 99987-1090.

Em tempo: recomenda-se consumir a pimenta com moderação, sob pena de, literalmente, queimar um importante órgão para as práticas gabrielianas. Se é que fui claro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo