
A Modaka, que produz chocolates tree to bar orgânicos e derivados de cacau no Sul da Bahia, inovou trazendo na celebração de seu aniversário de 10 anos, um novo conceito para o mercado, uma caixa comemorativa com sabores diferenciados.
“Em 2022 comemoramos dez anos da nossa marca e no início do ano já sonhava em fazer algo muito especial, que trouxesse origens, história, homenagens, inovação e claro, muito sabor”, comenta Patrícia Viana Lima, proprietária da marca e também gestora da Fazenda São José, de propriedade da sua família, situada no município de Barro Preto, no Sul do Estado.

“Nesta Caixa se percebem elementos importantes como luz e sombra e a nossa própria floresta de cacau. Após um processo criativo, cheguei a conclusão que uma foto tirada por mim mesma dentro da roça seria a escolhida” afirma Patrícia. “Captei a entrada de raios solares na nossa Cabruca, após aplicação da sílica, uma prática biodinâmica que adotamos aqui para cuidar do nosso cacau”, diz a chocolate maker.
“Esta foto da embalagem traduz tudo. Nas nuances de luz e sombra e na imagem em preto e branco honro a minha história familiar, a força da cultura do cacau, e também a realidade de dentro da nossa floresta, onde o cacaueiro cresce a sombra de grandes árvores.” – revela Patricia sobre o design e conceito da caixa.
CAIXA COM DEZ SABORES
Para marcar um novo ciclo do Modaka foram desenvolvidos 10 novos sabores que mostrassem a potência das florestas do Sul da Bahia. Todos eles são veganos, onde nove são brancos, com aromas que remetem a ervas e chás, frutas e especiarias brasileiras.
Patrícia optou por nove chocolates brancos e um intenso na caixa comemorativa porque desde que começou a extrair manteiga de cacau na própria fazenda decidiu incluir sabores menos intensos e na celebração dos 10 anos, produziu dez chocolates inéditos.
O MODAKA sempre teve o propósito de comercializar chocolates e derivados da cacau de diversas formas e sempre o intenso predominou nos chocolates 70%, em NIBS ou amêndoas crocantes ou líquor.
NO REINO DA DELICADEZA
“A idéia era criar algo bem diferente e ir na direção oposta da intensidade, era o momento de delicadeza, calma na alma”, diz Patrícia.
“Isso atiçou a minha viagem pelas origens e potencialidades da nossa floresta, passando por ervas, chás, capins e óleos essenciais”, afirma.
E aí surgiu a caixa comemorativa com Floral/Herbal (lavanda, alecrim, erva-mate, hortelã), Citrícos (laranja, capim-limão, limão-balao), Especiarias (baunilha e pimenta-rosa) e Origem (80% de cacau).
“Como o intenso representa alto teor de cacau e por isso sempre irá existir, fui na direção do inédito, daí criei o 80% Cacau, honrando a nossa origem do Sul da Bahia”, finaliza Patrícia Viana Lima.
OS QUATRO ELEMENTOS
A proposta da Modaka é proporcionar sensações dos quatro elementos da natureza: ar, água, fogo e terra. “O único chocolate intenso é muito especial e com sabor complexo. Recebi três lotes de variedades diferentes da produtora e amiga Cláudia Sá e escolhi a amêndoa de cacau do varietal FA13 da fazenda Cantagalo, que ficou em primeiro lugar no Concurso Nacional de Cacau Especial em 2021”, ressalta Patrícia Viana Lima.
“Assim homenageio também o empoderamento feminino que nossa cultura vem apresentando e as parcerias que podemos firmar, reforçando o movimento coletivo de nossa região”, diz.
Como se trata de celebração, um momento único, esta caixa também tem edição limitada, para exaltar a comemoração da marca Modaka.
SERVIÇO/CONTATO
Modaka Cacau de Origem
@modakacacau
73 981513621