WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Geral

ANPC e APEX fazem parceria para capacitação de produtores na exportação de cacau

Produção sustentável tem valor agregado no mercado internacional

 

 

A presidente da ANPC-Associação Nacional de Produtores de Cacau, Vanuza Barroso,  se reuniu com consultores da APEX Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos,   em uma conferência online, que se dividiu em dois turnos. Pela manhã foi explanado pelos técnicos aspectos da coletividade para exportação com o objetivo de se apresentar estudo de mercado comprador mundial para o cacau brasileiro, já no turno da tarde o foco foi no entendimento sobre o programa PEIEX, este visando a certificação individual de cada produtor para o processo de exportação do cacau.

“ Depositamos uma boa expectativa nesta parceria. A APEX tem muitas informações valiosas para passar aos nossos associados. Eles somam ao nosso entendimento de que há vida fora do mundo de compra e venda que rege a Cargill, Olam e Barry, ou seja há milhares de compradores lá fora que estão à espera de que os olhos dos nossos cacauicultores sejam abertos, pois o nosso cacau é bom e é reconhecido e valorizado pelo mundo. Precisamos seguir o caminho.”, concluiu Vanuza.

Os membros associados da ANPC que tenham interesse de se cadastrar no programa PEIEX  contarão com o suporte técnico e gratuito de profissionais gabaritados, com experiência em comércio exterior e economia internacional.

 

FENACOCO

 

Com o objetivo de ampliar o contato com o universo do agronegócio e fortalecer as bases de entendimento sobre os avanços adotados por culturas cultivadas em território nacional e internacional, a ANPC-Associação Nacional de Produtores de Cacau,  esteve, em Fortaleza/CE para o FENACOCO- Feira Nacional do Coco, realizada entre os dias 10 e 12 de agosto. Uma feira que está em sua nona edição e que foi criada  para estudar, discutir e promover o fomento da cadeia produtiva do coco.

 

O evento, que contou com a presença de produtores rurais do Brasil, também destacou a importância da exportação do coco e sinalizou a abertura comercial que os produtos nacionais possuem junto ao mercado internacional.

 

Informações que atraiam a atenção da Presidente da ANPC, Vanuza Barroso, que vem construindo bases e diálogos para levar aos associados um olhar mais atento e perspicaz ao comércio internacional do cacau, “Ampliar as informações sobre as possibilidades de exportação e os melhores métodos de se expandir a produção de forma sustentável e exitosa aos cacauicultores é o que nos trouxe aqui para o FENACOCO, pois entendemos que quando falamos de produção agro, todas as culturas conversam, ainda mais quando falamos de cultura cacaueira. Um forte exemplo é a produção em consórcio do cacau com o coco, presente no sul da Bahia”, disse Vanuza, destacando a participação do diretor da APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos , Lucas Fiuza, que  levou ao evento dicas importantes sobre exportação e ampliação comercial. “ Tive o prazer de conversar com o Fiuza, e saber mais sobre o PEIEX, que é um programa que visa capacitar gratuitamente produtores interessados em exportar. Levarei estas informações aos cacauicultores associados e traremos a APEX  para perto da ANPC”, completou Vanuza que já deu inicio a conexão com a agência.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar