WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Itacaré se consolida como polo turístico internacional

Cidade viveu melhor temporada de verão de sua história

A série histórica de visitantes estrangeiros por ano no Brasil começa em 1970 e atingiu seu ponto mais alto em 2024, quando recebemos 6.773.619 pessoas de outros países, 14,65% a mais do que em 2023, segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O primeiro trimestre deste ano, com 3,7 milhões de turistas internacionais, supera em 47% o mesmo período do ano passado.

A Bahia segue a mesma tendência. Recebeu 140,7 mil visitantes internacionais em 2024, no topo do Nordeste, mas longe dos líderes São Paulo (2,2 milhões) e Rio de Janeiro (1,5 milhão). No primeiro trimestre de 2025, 68 mil turistas de outros países desembarcaram na Boa Terra, 47% a mais do que no mesmo período do ano passado.

É nessa onda de resultados animadores que Itacaré rema – e surfa – entre os principais destinos do turismo internacional em território baiano, a exemplo de Salvador, Porto Seguro e Cairu, município onde ficam as ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba. Com base em dados fornecidos pela rede hoteleira, o secretário de Turismo de Itacaré, Marcos Souza ‘Japu’, chegou à conclusão de que a alta temporada 2024/2025 foi, de longe, a com maior presença estrangeira no município da Costa do Cacau.

 

Os 28 estabelecimentos que preencheram o formulário eletrônico da Prefeitura informaram a hospedagem de cerca de 6.200 estrangeiros e 65 mil brasileiros. O secretário ressalva que os números são aproximados e representam apenas uma amostra do segmento. “O município tem 5.500 leitos e teve taxa de ocupação de 80% a 100% nos últimos meses”, disse.

Na Bahia, quase metade dos visitantes estrangeiros vem da Argentina. De lá, chegaram mais de 33 mil pessoas no estado de janeiro a março deste ano. A lista continua com Portugal (6 mil), França (5 mil), Uruguai (4,2 mil) e Chile (4 mil).

O painel da Embratur não informa o número de turistas por cidade. Sem os números oficiais, Marcos Japu recorre ao tato e aos depoimentos de empresários e trabalhadores do turismo de Itacaré. A impressão geral, segundo o secretário, é a de que os turistas de Israel responderam por parte significativa da ocupação hoteleira na última temporada, com um tíquete médio de R$ 400 por dia.

No formulário da Secretaria de Turismo, o dono de uma hospedaria escreveu que o público jovem israelense é o maior player do mercado sul-baiano. “Não fossem os israelenses jovens e brincalhões, eu estava ferrado”, emendou. Segundo ele, seu estabelecimento recebeu 2 mil israelenses no verão. Acesse a íntegra do levantamento.

PARA TODOS OS GOSTOS

O prefeito Nego de Saronga (PT) ressalta o papel da gestão municipal na promoção de festas populares. Neste ano, a Prefeitura fez dois carnavais, um antecipado e outro na data oficial. “Foi uma experiência exitosa, em parceria com o Governo do Estado e com os deputados que direcionaram recursos de emendas”, disse. “Conseguimos um incremento [econômico] de 15% na comparação com 2024, conforme o Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação de Itacaré”, acrescentou.

Marcos Japu

A divulgação sistemática de Itacaré como destino completo é uma política municipal, explica Marcos Souza. O município marca presença em grandes eventos, como a Bolsa de Turismo de Lisboa e o WTM Latin America. Também promove atividades para agentes de viagens e imprensa, como o Top Operadoras, que chegará à sua quarta edição neste ano, de 2 a 6 de junho, com apoio do Governo do Estado.

Para Japu, a segurança e a diversidade de atrações ajudam a explicar o boom do turismo internacional em Itacaré. “É o turismo de experiência”, resumiu ao PIMENTA, após elencar atrativos como as praias deslumbrantes, surf, trilhas, passeios de barco, gastronomia, rafting, baladas e interação com a cultura popular.

(Fonte: site Pimenta)

 

Fotos Tarek Roveran

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Botão Voltar ao topo