Em maio a Expedição Cacau e Chocolate do Brasil, coordanada por Juliana Ustra chega a Porto Alegre, Bento Gonçalves`, no Rio Grande do Sul, e Salvador, na Bahia.
Em Porto Alegre, uma edição no dia 11 de maio, será hospedada por André Passow da Magian Cacao, que é uma das marcas apoiadoras da Expedição. Neste evento, ocorrerá uma degustação comentada dos derivados de cacau e chocolates brasileiros, também harmonizados com produtos da Campanha Gaúcha: mel, azeite de oliva e espumante.
No dia 13 de maio, a Expedição parte para o Vale dos Vinhedos, onde três marcas fazem o papel de anfitriões, a Cuca e Marmellata, a Eté Chás e a Aprovale (Associação dos Produtores do Vale dos Vinhedos). Todos estarão presentes nesta degustação comentada de derivados de cacau e chocolates exclusivamente brasileiros, quitutes da culinária local preparados pela Cuca e Marmellata, harmonizações com chás especiais da Eté e a presença estrelada de dois rótulos com Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos.
Já em Salvador no dia 17 de maio, a Expedição será recebida pela Cave Queijos Especiais, onde as harmonizações ocorrem com queijos artesanais brasileiros, um rótulo de espumante gaúcho e azeite de oliva da Campanha Gaúcha.
Nestes eventos todas as experiências são Degustações Comentadas com derivados de cacau e chocolates do tipo tree to bar e bean to bar, Todas as amostras são de marcas apoiadoras da Expedição Cacau e Chocolate do Brasil e seus rótulos ficam dispostos para que possam ser fotografados e apresentados durante os eventos.
Haverá em todas as atividades, uma narrativa sobre o Cacau e Chocolate no Brasil, bem como sobre as experiências vividas durante as viagens da Expedição.
SOBRE A EXPEDIÇÃO CACAU E CHOCOLATE DO BRASIL
Esta é uma jornada de infinitas experiências que culminará na produção de um livro sobre o tema. É escrito em primeira pessoa por Juliana, a partir das vivências onde estão as origens do cacau brasileiro e as principais iniciativas de produção de chocolate bean to bar e tree to bar no país.
Fazendas de cacau centenárias, produções com alta tecnologia, fábricas de chocolates, eventos, entre outras expressões do cacau e derivados estão neste roteiro. É um relato realista, trazendo informações sobre situações inusitadas, experiências gastronômicas e turísticas, e muitas conversas com quem efetivamente faz o cacau e o chocolate serem possíveis.
Para realizar a coleta destas narrativas, Juliana está em uma exploração pelo Brasil, com objetivo de apresentar estes dois alimentos através de uma abordagem integral, costurando turismo, sustentabilidade, brasilidade, gastronomia, cultura, história, agronegócios, entre outros tantos aspectos. Já rodou mais de 20 mil km, em pelo menos 100 dias de viagens, realizou eventos em fazendas e em lugares icônicos do universos do cacau e chocolate brasileiros.
“O eixo Cacau e Chocolate do Brasil pode ser apreciado a partir de várias óticas, relacionando temas e interligando saberes. A ideia é fomentar o interesse do próprio brasileiro por cacau e chocolate produzidos em solo nacional, para que haja uma maior valorização desta cadeia produtiva. Claro, algumas quebras de paradigmas vem junto, como por exemplo a de que apenas chocolates estrangeiros seriam interessantes. Nosso pais é um emissor de chocolates incríveis, que podem trazer sabores marcantes, terroirs distintos, assim como se vê no mundo dos vinhos. Assim penso ser importante para fomentar a economia desta cadeia produtiva das cinco regiões” , destaca Juliana Ustra.
Ela que é gaúcha, apaixonada por cacau e chocolate do Brasil, leva nesta bagagem dez anos estudando, vivendo este tema e se especializando neste mercado. Engenheira química, com 23 anos de atuação em consultoria, ela desenvolve desde 2013 um projeto chamado Chocolate no Brasil, através do qual realiza eventos de degustações de chocolates tree to bar e bean to bar exclusivamente brasileiros.
Em inúmeras situações já atuou em eventos gastronômicos, em Festivais Nacionais, eventos em vinícolas, com a harmonização de chocolate com vinhos, e também com outros alimentos brasileiros, como azeites de oliva e queijos.
Este projeto contempla viagens exploratórias pelos biomas de origens de cacau no Brasil, na Mata Atlântica e Amazônia, onde sempre há e haverá a interligação de saberes locais, cultura alimentar e também outros produtos do agronegócio, como vinhos, azeites, queijos, cafés, chás. Eventos de degustação de chocolates e também avaliação da gastronomia local estão em pauta.
SERVIÇO:
11 DE MAIO ÀS 19H – EVENTO DA EXPEDIÇÃO NA MAGIAN CACAO EM PORTO ALEGRE, RS
13 DE MAIO ÀS 11 H – EVENTO DA EXPEDIÇÃO NA CUCA E MARMELLATA, BENTO GONÇALVES, RS.
17 DE MAIO ÀS 19 H – EVENTO DA EXPEDIÇÃO NA CAVE QUEIJOS, SALVADOR, BA.
TODAS AS EDIÇÕES TEM VAGAS LIMITADAS. RESERVAS SOMENTE ANTECIPADAS PELO WHATSAPP (53) 991024514 (COM JULIANA)
Como acompanhar a Expedição Cacau e Chocolate do Brasil :
Instagram @chocolatenobrasil
Blog chocolatenobrasil.blogspot.com.br
Youtube: Projeto Chocolate no Brasil
Twitter: @julianaustra
Spotfy: expedição cacau e chocolate do brasil
#expediçãocacauechocolatedobrasil