A Cooperativa dos Cacauicultores do Sul da Bahia-Coopercabruca dá mais um passo importante na conquista de novos mercados no Exterior.
Nesta semana está sendo exportada para os Estados Unidos uma carga de 100 quilos de nibs orgânico, produzidos na Fazenda Santa Ana, do médico Edgar Morbeck, localizada em Itacaré. A fazenda tem certificação do IBD (Instituto Biodinâmico), uma garantia para propriedades agrícolas de comprovação de que os produtos gerados nesses locais são produzidos e/ou processados conforme normas orgânicas e biodinâmicas.
De acordo com o Dr. Edgar Morbeck, “estamos contentes com a aceitação do nosso cacau no mercado americano. Tal sucesso é um trabalho contínuo de aprimoramento do trato contínuo de uma equipe zelosa nas diversas etapas do plantio da amêndoa, de toda uma equipe de colaboradores no cuidado com nossos produtos e com eles dividimos o êxito no manejo de uma agricultura orgânica, vivendo numa simbiose perfeita entre animal, homem e planta”
O nibs foi adquirido pela empresa True Tech Inc. Trata-se de primeira carga de derivados de cacau exportada pela Coopercabruca para os EUA, um dos maiores mercados consumidores do mundo.
A cooperativa já realizou exportações de liquor organico para a Suiça e Itália.
O presidente da Coopercabruca,destaca que “a cooperativa pode ocupar um espaço importante mercado internacional de derivados de cacau, com amêndoas de qualidade e a conservação da Mata Atlântica”. “Estamos trabalhando no sentido de unir os produtores, incentivar a produção sustentável e marcar presença de forma efetiva em mercados potenciais como Estados Unidos, China e Europa”, ressalta Orlantildes.
A Coopercabruca conta com cerca de 40 cooperados no Sul da Bahia e tem como meta ampliar a exportação e conta com o apoio e parceria de instituições como a FIEB/SEBRAE BAHIA, que com conteúdo e monitores de excelência, tem realizado mentorias voltadas para a exportação, treinamento do pessoal para entender as nuances na realização de vendas seguras e duradouras.