WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Geral

14ª Feira da Agricultura Familiar é lançada em Salvador apresentando novos produtos, saberes e sabores

FEBAFES mostra produtos de 27 Territórios de Identidade da Bahia

A 14ª Feira da Agricultura Familiar foi oficialmente lançada em coquetel realizado nesta terça-feira, dia 14, no Empório do Rio Vermelho, a boutique da agricultura familiar na capital baiana. A cerimônia contou com a presença do vice-governador, Geraldo Junior, e do anfitrião do evento, secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.

Consolidada no calendário baiano, a FEBAFES tem como propósito mostrar à sociedade os resultados dos investimentos do Governo do Estado e a produção proveniente da agricultura familiar e economia solidária na Bahia, principalmente por meio das políticas conduzidas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A feira é composta por empreendimentos coletivos ou individuais, pertencentes a agricultores familiares, assentados de programas de reforma agrária, povos e comunidades tradicionais, e economia solidária, presentes nos 27 Territórios de Identidade do estado da Bahia.

Um destaque inédito deste ano é a parceria com o Governo Federal, que possibilitou a instalação da Tenda Brasil. Pela primeira vez, o Estado receberá essa estrutura, onde produtos de 32 empreendimentos de diversas regiões do país serão expostos e comercializados. A Tenda Brasil é resultado de um acordo de cooperação recentemente firmado entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e o Governo da Bahia.

“A feira desse ano ela está maior e com um maior número de lançamento de produtos. Isso é o resultado dos investimentos e o reconhecimento do Estado da Bahia como uma referência em políticas de desenvolvimento rural. O nosso governador Jerônimo, o nosso ministro do MDA, Paulo Teixeira, o presidente Lula são entusiastas e defensores da agricultura familiar e o resultado dessa união é o fortalecimento do campo”, reforçou o secretário Osni Cardoso.

Além disso, a feira apresenta novos espaços, como a Tenda da Economia Solidária, 1ª Feira Agroecológica da Bahia e um ambiente climatizado para a venda de chocolates e produtos orgânicos e in natura. O vice-governador do Estado, Geraldo Júnior, falou sobre a expectativa para essa que será a maior edição da FEBAFES. “Aqui está um exemplo de como o setor produtivo é importante. A agricultura familiar merece o nosso respeito. Através de seus produtos, das trocas de experiências, da descoberta de talentos, da cooperação e da economia solidária, podemos desenvolver os 27 territórios de identidade da Bahia”.

Pela primeira vez, o evento apresentará o Encontro da Juventude Rural, reunindo 200 jovens para discutir a sucessão rural. O Grupo de Mulheres da SDR, institucionalizado em março de 2023, promoverá o 8º Encontro Estadual de Mulheres Rurais, explorando o tema “Mulheres Rurais e Representação Política em Busca do Bem Viver”.

No âmbito da pesquisa, destaca-se o VII Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar, proporcionando um espaço valioso para a troca de conhecimentos e inovações. Este evento consolida-se como uma plataforma vital para o progresso e aprimoramento da agricultura familiar, conectando pesquisadores e praticantes para impulsionar o desenvolvimento Rural.

Para Ícaro Rennê, a Feira tem grande importância para os agricultores, cooperativas e associações porque traz uma oportunidade de comercialização em grande escala, servindo de vitrine da agricultura familiar. “Outra questão da nossa feira é os lançamentos de novos produtos. Este ano, por exemplo, teremos a cerveja de cajá, o iogurte de pinha e de maracujá, dentre diversos outros produtos, além de queijos, queijos de cabra finos. Nessa feira, teremos uma variedade de produtos maior do que todos os outros anos, com a beleza e sabor do interior”.

A 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é um evento realizado pela SDR, por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Federação Unicafes-BA).

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar