WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Geral

Uesc sedia Seminário da ChocoSol, primeira fábrica de chocolates da economia solidária

Encontro fortalece cadeia produtiva do chocolate

A ChocoSol, primeira fábrica de Chocolate da Economia Solidária no Brasil, realiza no próximo dia 15, o Seminário da Chocosol, a partir das 8h, no Auditório da Torre da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no município de Ilhéus. São aguardados cerca de 150 participantes entre representantes de Empreendimentos da Economia Solidária (EES), estudantes universitários e membros do Centro Público de Economia Solidária (Cesol)– litoral Sul. O evento é uma oportunidade para conhecer sobre a jornada da fábrica desde sua fundação, assim como suas conquistas e contribuições para os empreendimentos atendidos e beneficiados pelo Cesol.

Um dos destaques previsto no seminário é a a presentação do estudo do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômico (Dieese) sobre a cadeia produtiva do chocolate, com a palestrante Ludmila Giuli Pedroso, Técnica do Observatório do Trabalho da Bahia, Dieese, Doutora em Economia pela UFBA.

De acordo com os organizadores, outra pauta que será ofertada ao público é a história do cacau na região, a importância da sustentabilidade na produção de chocolate e o compromisso do Cesol Litoral Sul e a ChocoSol com práticas agrícolas éticas e comércio justo, itens que regem os princípios da economia Solidária.

O Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Wenceslau Júnior revela que o público convidado além do seminário e diálogos propostos, poderão fazer uma imersão na fábrica e desfrutar de uma degustação guiada com os produtos da Chocosol.

“É a oportunidade de apresentar mais uma grande conquista da economia solidária, que só é possível porque tem um governo do estado e uma secretaria que compreende a relevância do segmento. O seminário vai permitir que as pessoas tenham acesso a esse grande feito, com lembranças deliciosas e inspiradoras, fortalecendo os laços entre a ChocoSol, a comunidade local e a UESC, estamos ansiosos pelo próximo capítulo da jornada de sucesso da fábrica de chocolate”, comemora o Superintendente.

A Chocosol possui uma variedade de chocolates com diferentes teores de cacau e combinações de ingredientes. A unidade foi implantada com a parceria da Setre, no dia 06 de março de 2023, e desde então é o local de formações, melhorias de produtos e toda assistência técnica oferecida pelo Cesol, consolidando a política pública do setor fomentada pela Secretaria e que conta com as contribuições de instituições parceiras: UESC e Associação Beneficente Josué de Castro.

Programação

8h – Café

8h30 horas – Apresentação do estudo do Dieese sobre a cadeia produtiva do chocolate

9h – Apresentação da Chocosol

10h – Apresentação do projeto de produção de baunilha

10h30 – Apresentação Projeto Broto Incubadora

11h – Diálogos e perspectivas – Próximos passos

11h30 – Visita guiada a Fabrica da Chocosol – Degustação dos produtos

12h – Pausa para o Almoço

 

ATIVIDADE PARA CONVIDADOS/AS

15h – Visita à unidade de produção de baunilha e Plantação de Cacau.

· Fazenda Vitória (viveiro de baunilha), Ibirapitanga.

· Fazenda Santa Luzia (plantação de cacau).

17h – Encerramento das atividades.

Serviço

O que: Seminário da Chocosol

Onde: Auditório da Torre da UESC (Ilhéus). Rodovia Jorge Amado, Km 16 – Salobrinho.

Quando: 15 de abril de 2024 a partir das 8h

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar