
Será realizada de 7 a 13 de julho a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência- SBPC, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). O tema da edição deste ano é “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”. O evento tem como objetivo difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população e debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação.
Durante a Reunião da SBPC, o professor itabunense Dr. Ivan Pereira, que também é engenheiro de Alimentos, vai realizar a premiação da Olimpíada Territórios do Brasil – OTB, uma iniciativa do IF Baiano – Campus Uruçuca, de abrangência nacional, que será iniciada em Belém e em seguida, acontecem em Sergipe, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e Rio Grande do Sul.

A Olimpíada Territórios do Brasil (OTB), evento organizado pelo Colegiado Territorial Litoral Sul Baiano, faz parte da Plataforma Inovadora de Popularização e Divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação, criada pelo IF Baiano – Campus Uruçuca, Universidade Federal de Sergipe (UFS – Campus Sertão), IF Baiano – Campus Guanambi e Instituto de Inovação e Biotecnologia (INTBio), com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio do CNPq.
“O objetivo é despertar e estimular o interesse pelas ciências aplicadas às demandas territoriais, além de aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas das escolas de ensino médio, ensino fundamental e dos Colegiados Territoriais”, afirma o professor Ivan Pereira.
De acordo com Ivan, “essa olimpíada não é uma simples competição, é uma oportunidade de descobrir novos talentos e práticas de estudo. Em 2021, lançamos a Plataforma Territórios do Brasil, que incentiva os jovens a desenvolverem soluções utilizando a metodologia ágil conhecida como sprint de startup, apresentada pela Panic Lobster, de Curitiba-Paraná..
Trata-se de uma jornada em três etapas: Ideação, Prototipagem e Pitch, onde os participantes apresentam suas soluções para desafios pré-determinados, envolvendo conteúdos de Física, Química, Biologia, Geografia, História, etc. A propostaa é aplicar esses conhecimentos para resolver demandas de cada território de identidade.
A primeira fase da OTB aconteceu online, de 16/05 a 20/06/2024.
A primeira fase aconteceu na própria Escola, de 16/05 a 20/06/2024, com atividades online transmitidas diretamente do Território Litoral Sul Baiano.
Os conhecimentos dos participantes foram testados com desafios que envolvem problemas locais e territoriais com base no Tema da SNCT 2024: Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais.
Os premiados são estudantes matriculados regularmente do 1° ao 9º ano do Ensino Fundamental, nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico que não tenham ingressado em curso superior.
A segunda fase vai ser iniciada em 09/07 na Região Norte e a programação de premiações encerrará na Região Sul no dia 29/11/2024.
A participação é gratuita e a OTB terá cerca de cinco mil participantes de todos os estados brasileiros.
Mais informações em
even3.com.br/otb2024