Uma comitiva, formada por 13 membros do Banco Mundial, representando diversos países, está na Bahia para acompanhar de perto os resultados positivos dos projetos financiados pelo banco, que já transformaram a vida de 15 milhões de baianos. As ações de desenvolvimento rural, cofinanciadas pelo Banco, foram apresentadas nesta quarta-feira (04/09), em visita ao Empório da Agricultura Familiar, que funciona no Mercado do Rio Vermelho e reúne produtos da agricultura familiar de diversas regiões do estado.
Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), ressaltou a relevância da visita dos gestores do Banco Mundial à Bahia, especialmente no que se refere às ações voltadas para a agricultura familiar.
“Os gestores do Banco, de vários lugares do mundo, vieram conhecer a experiência da Bahia em financiar a agricultura familiar, em levar políticas públicas de qualidade. Foi uma reunião fantástica, onde puderam ver como a parceria entre o Governo da Bahia, o Banco Mundial e a CAR/SDR se materializou. Eles também visitaram o Empório da Agricultura Familiar, onde degustaram nossos produtos e levarão essa experiência exitosa da Bahia para o mundo”, afirmou Jeandro.
Marcus Chiliatto, diretor executivo do Banco Mundial para o Brasil, destacou o impacto significativo das parcerias entre o Banco e o Governo da Bahia. “Nossa missão é conhecer os projetos que o Banco apoia no Brasil. Aqui na Bahia, vemos avanços importantes em várias áreas e, sobretudo, o impacto real na vida das pessoas. O que mais me chama a atenção é o foco na inclusão social e como as ações implementadas mudam a vida das pessoas, permitindo que elas deixem a vulnerabilidade social e passem a ter dignidade, por meio de projetos estruturados”, pontuou Chiliatto.
O diretor administrativo da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes-BA), Giovani Santiago, reforçou a importância dessas parcerias estabelecidas para o fortalecimento da agricultura familiar baiana. “Mostramos o que a Unicafes, junto com a CAR e o Banco Mundial, está fazendo para transformar a agricultura familiar baiana na maior e melhor do Brasil. É extremamente importante construir essas parcerias e potencializar ainda mais esse trabalho”, destacou.
A expectativa é que, a partir da visita, novos projetos sejam desenvolvidos, incluindo iniciativas para o ano de 2024 voltadas para o incentivo ao desenvolvimento rural, infraestrutura e meio ambiente, como o programa Bahia Mais Verde, atualmente em negociação. A comitiva internacional encerra sua visita levando não só conhecimento, mas também a certeza de que as políticas públicas implementadas na Bahia têm gerado resultados expressivos para a população e podem ser aplicadas em outros países em desenvolvimento.
(Fotos: André Frutuôso)