A ONG Unidos pelo Diabetes realizou nesta quinta-feira (31) o lançamento oficial do Mutirão do Diabetes, que chega à sua 20ª. Edição em 2024. O encontro, realizado no auditório do Hospital Beira Rio, reuniu autoridades, lideranças e empresários, imprensa regional e parceiros. Também esteve presente o consul geral da Dinamarca em São Paulo, Laurids Bastholm Refslund, que conheceu todo o projeto do mutirão, que atualmente é replicado em mais de 30 cidades brasileiras.
Este ano, o Mutirão será realizado nos dias 9 e 10 de novembro. No dia 9, haverá atendimento médico no HBR e ações de prevenção na Cidade do Diabetes (Praça Rio Cachoeira). Os pacientes com diabetes receberão diagnóstico e tratamento da retinopatia diabética, avaliação angiológica, cardiológica, nefrológica e exames bioquímicos. Todos os serviços são gratuitos.
Já no dia 10 de Novembro, a partir as 7 horas da manhã, acontecem a 10ª. Pedalada Azul e o 14º. Aulão Azul de Ginástica, que celebram a saúde na prevenção e convivência com o diabetes através de práticas saudáveis.
O presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e idealizador do mutirão, Dr. Rafael Andrade, destacou que “são 20 anos de um projeto vitorioso, que beneficiou milhares de pessoas e influenciou a vida de muitos profissionais de saúde. É um legado que estamos deixando para as futuras gerações e um exemplo de como uma cidade pode se unir em torno de uma causa que possibilita uma vida saudável”.
Para o CEO do HBR, Elio Nascimento, “a realização do mutirão está essência do função primordial do hospital, que é cuidar as pessoas. A cada ano reafirmamos essa missão, numa ação que é exemplo para todo o país”.
O consul
O consul Laurids Bastholm Refslund afirmou que “o Mutirão do Diabetes serve de inspiração para o Brasil e outros países, a exemplo da Dinamarca, onde adotamos o mesmo modelo, com foco na prevenção”. “Nós aprendemos muito com esse evento, que salva vidas e estou muito feliz em estar aqui”. Laurids recebeu da ONG Unidos pelo Diabetes um kit com chocolates de origem produzidos no Sul da Bahia, após provar o chocolate da Bahia Cacau, resumiu: “são maravilhosos”.
ACOMPANHAMENTO PERMANENTE
A secretária municipal de Saúde, Dra. Livia Mendes, afirma que “a parceria da Prefeitura com a ONG Unidos pelo Diabetes garante que os pacientes sejam atendidos no dia a dia pela atenção básica, monitorando todos os casos e fazendo o acompanhamento para evitar sequelas”. “São milhares de pessoas atendidas, com ações de prevenção e tratamento especializado dos casos mais graves. A Uesc será sempre parceira de um projeto que inspira centenas de cidades no Brasil e no Exterior”, disse o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Alessandro Fernandes Santana
O presidente da CDL, Carlos Leahy, falando em nome das entidades do comércio, ressaltou que “fazemos questão de estar presentes desde o primeiro ano e é uma honra participar desse projeto. Estamos mobilizando os empresários para que se engajem nessa campanha, iluminando seus estabelecimentos com a cor azul da campanha”.
A solenidade de lançamento foi encerrada com a apresentação do clip do Mutirão 20 anos, uma homenagem a Kocó do Lordão, eterno ´embaixador do projeto`, com a apresentação ao vivo dos artistas grapiúnas, emocionando todos os presentes.