
Na segunda-feira, dia 17, e terça-feira, dia 18, os telejornais da Rede Bahia exibiram reportagens sobre a produção dos deliciosos ovos de Páscoa da ChocoSol, a primeira fábrica-escola de Economia Solidária da Bahia.
Na segunda-feira, a reportagem foi exibida no jornal Bahia Meio-Dia da TV Subaé, ao vivo para toda a população de Feira de Santana. Já à noite, no BATV da TVBA, o público pôde conhecer um pouco mais sobre produção da unidade fabril.
E na terça-feira, a TV Santa Cruz, exibiu a reportagem para todo o Sul e Extremo-Sul da Bahia. Localizada na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, a ChocoSol tem se destacado como um projeto que une tradição, qualidade e impacto social.
A ChocoSol é mais do que uma fábrica de chocolates: é um empreendimento que transforma vidas. Cerca de 300 produtores da região, integrantes de cooperativas e associações, fornecem o cacau para a unidade fabril e recebem em troca barras de chocolate, gerando renda e fortalecendo a economia local. Durante o ano, a fábrica produz chocolate em barra, mas, nesta época especial, o foco muda para atender à demanda dos tradicionais ovos de Páscoa.
Este é um momento de grandes expectativas: para os produtores, que garantem uma renda extra, e para os consumidores, que podem saborear um chocolate fino, sem conservantes e 100% solidário. As reportagens destacaram todo o processo de produção e o impacto positivo da ChocoSol nas comunidades locais.
A fábrica, localizada no campus da UESC, no Pavilhão Jorge Amado, está aberta para visitação. Os ovos de Páscoa da ChocoSol já estão disponíveis para venda no stand do Shopping Jequitibá, em Itabuna, e na própria fábrica, em Ilhéus. Em breve, também estarão à venda no stand do Cesol no Salvador Shopping, na capital baiana.
A ChocoSol é um projeto do Cesol-Centro Publico de Economia Solidária. Os Cesol’s são espaços multifuncionais públicos, de caráter comunitário, criados para articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária. Esses centros são fruto da Política Pública de Economia Solidária desenvolvida pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).
Assista as reportagens: