
O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), inaugurou, nesta quarta-feira (21/05) a nova loja do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Território Litoral Sul, localizada na Rua Maria Ferreira, nº 65, Edifício Rafael Alves, no Centro de Itabuna. O espaço comercial é mais um recurso para fortalecer e ampliar a comercialização da produção de mais de 50 empreendimentos da economia solidária na região.
O Cesol Litoral Sul já tinha um espaço comercial no Shopping Jequitibá e, agora, serão duas lojas no município, para expor a diversidade de produtos sustentáveis, em destaque para as inúmeras marcas de chocolates da cabruca, as geleias, mel de cacau, licores, azeite de licuri, cervejas especiais, alimentos sem glúten e lactose, além de artesanato com identidade regional.
Durante a solenidade, os convidados puderam vivenciar uma experiência sensorial com degustações e a oportunidade de conhecer de perto os produtos e os empreendedores que fazem parte dessa rede. O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, destacou a importância do Cesol e do novo espaço comercial.
“Fruto de muitos sonhos que se juntaram para fortalecer essa ideia de que é possível gerar renda, oportunidades para as famílias e melhorar as condições de vida das pessoas sem deixar ninguém para trás. A política pública de economia solidária que desenvolvemos tem como diretrizes a sustentabilidade ambiental e o compromisso social e, como princípio, o comércio justo. O resultado retorna para as suas comunidades de origem”, disse o secretário.
O Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo da Setre, Wenceslau Júnior, ainda acrescentou que o novo espaço materializa a visão do Governo da Bahia de que é possível construir um modelo econômico mais justo, democrático e sustentável, valorizando quem produz e gera riqueza nos territórios. “A nova loja do Cesol é muito mais que um ponto de venda; é um espaço de fortalecimento da cultura empreendedora, da autogestão e da economia solidária no sul da Bahia”, afirmou.
Emocionada com o ato de inauguração, a coordenadora do Cesol Litoral Sul, Bárbara Aragão, comemorou a conquista. “Essa loja é mais um marco conquistado, é mais um ponto de comercialização, aumentando a visibilidade dos nossos empreendimentos, marcando a capacidade que nossos empreendimentos têm de produzir com qualidade”.
O evento contou com as presenças do vice-prefeito de Itabuna Junior Brandão, que representou o prefeito Augusto Castro, e dos secretários de Indústria e Comércio Mauro Ribeiro, Educação Rosivaldo Pinheiro, Esportes Alcântara Pellegrini e Segurança e Ordem Pública Humberto Matos.
O vice-prefeito Junior Brandão, destacou que “a comunidade itabunense e as de pessoas de outras cidades de vem à cidade todos os dias, poderão adquirir produtos da economia solidária, incentivando novos empreendedores. O Governo do Estado através da Setre está de parabéns por essa iniciativa”.
De acordo com o secretário Mauro Ribeiro “esse espaço valoriza os empreendedores locais da economia solidária, que tem a oportunidade de expor seus produtos. Vamos incentivar que produtores de Itabuna participem do Cesol, gerando emprego e renda na cidade”.
A nova unidade é fruto de um investimento de R$ 120 mil, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), por meio do Contrato de Gestão da Setre, em parceria com a Associação dos Pequenos Produtores da Região dos Quirinos. Pela localização estratégica em uma das praças mais frequentadas do município, a loja promete oferecer visibilidade e renda aos empreendimentos da Economia Solidária assistidos pelo Centro Público.
O Cesol é um e política pública do Governo da Bahia que oferece assistência técnica socioprodutiva, formação e apoio à gestão para empreendimentos da economia solidária, incentivando o desenvolvimento dos territórios de identidade do estado. Atualmente são 17 Cesol atuando em 22 territórios e a previsão é de criação de mais seis em breve.