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Produtores brasileiros conhecem fábrica de chocolate do chef Alain Ducasse em Paris

Visita fez parte da Brasil Origem Missão França

Uma imersão no universo do chocolate francês marcou a visita técnica de produtores de cacau e chocolateiros brasileiros à renomada fábrica de chocolates Alain Ducasse, em Paris. O grupo, que participou do Salon du Chocolat,    conheceu de perto todas as etapas de produção de um dos chocolates mais valorizados da capital francesa, da torra das amêndoas ao produto final, pronto para o consumo.

A visita foi conduzida pelo chef de produção brasileiro Marcelo Mabilia, que integra a equipe de Alain Ducasse e coordena uma das unidades produtivas da marca. Durante o percurso, os visitantes puderam observar o rigor técnico e o cuidado artesanal que definem o padrão de excelência do grupo francês, reconhecido mundialmente pela valorização da origem e da qualidade das matérias-primas.

“Temos revendedores e parceiros que já trabalham com o grupo há muito tempo e que trazem o cacau para testes. O próprio chef executivo viaja com frequência para conhecer produtores e descobrir novas possibilidades”, explicou Mabilia.

O profissional destacou ainda o crescente interesse por ingredientes de origem rastreável e sustentável, um conceito que, segundo ele, aproxima o mercado europeu das boas práticas já executadas no Brasil pelos cacauicultores.

“Aqui na França, há uma grande rigidez em relação às leis e à origem dos produtos. Muitos insumos usados no Brasil são proibidos aqui, o que exige alto nível de controle e qualidade. Tudo é possível, mas para entrar no mercado francês é preciso estar muito bem preparado”, afirmou.

 


Josivaldo Dias, da Bahia Cacau, participou da Brasil Origem Missão França.

A experiência impressionou os produtores e empreendedores brasileiros, que viram na visita uma oportunidade de aprendizado e inspiração. Para Márcia Nóbrega, empreendedora do setor cacaueiro, o momento foi marcante, de extrema relevância e benchmarking intenso.

“Foi uma experiência única. Fiquei encantada com a estrutura, com a recepção e com o trabalho do chef Marcelo. É um sonho ver uma fábrica dessas, com essa estrutura maravilhosa”, contou.

A atividade reforçou o potencial do cacau brasileiro no cenário internacional e a importância da profissionalização e da busca pela excelência. Para os participantes, compreender a trajetória de um chocolate de prestígio mundial, desde a amêndoa até a embalagem, foi um aprendizado valioso que inspira novas possibilidades de negócios e inovação no Brasil para os seus próprios produtos.

“A Alain Ducasse é referência mundial em qualidade e autenticidade. Vivenciar isso de perto é um estímulo para que produtores brasileiros, como nós, continuem investindo em rastreabilidade, sustentabilidade e valor agregado ao cacau de origem”, concluiu Sheylla Tomás, chocolateira do sul da Bahia e participante da Brasil Origem Missão França, coordenada por Marco Lessa..

Esta visita técnica faz parte da missão Brasil Origem Missão França e Cacau do Brasil que é fruto da união de tantos que acreditam no potencial do cacau brasileiro e na energia criativa do nosso país: Governo da Bahia, Governo do Pará, Prefeitura de Ilhéus, Apex Brasil, ABICAB, CIN, FIEB, Sebrae, cooperativas, produtores e marcas que fazem do Brasil um símbolo de sabor, diversidade e talento.

SOBRE MARCO LESSA

Marco Lessa

Empreendedor, empresário e sonhador, Marco Lessa nasceu em Guanambi, no sertão da Bahia e encontrou o seu propósito em Ilhéus. A memória do aroma de chocolate vindo das moageiras de cacau; ter produzido a novela “Renascer”, da TV Globo; conhecer a realidade dos produtores locais e acreditar no potencial de desenvolvimento econômico e social do Sul da Bahia, moldaram o seu coração em forma de cacau e despertaram o desejo de ajudar a transformar a sociedade.

Marco construiu e consolidou a sua carreira de publicitário, promotor de eventos e incentivador do turismo em Ilhéus, quando decidiu criar uma plataforma para resgatar a força histórica da mais importante região produtora de cacau do Brasil. Foi assim que em 2009 surgiu o Chocolat Festival, que se transformou no maior e mais relevante evento de chocolate e cacau do país e que também chegou a França, Bélgica e Portugal. Hoje, ele é CEO do Grupo MVU, uma organização privada brasileira multiplataforma que atua nos mercados de eventos, comunicação e tecnologia.

 

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