WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

INTBIO lança projeto Mirante da Ciência e incentiva turismo científico-cultural em Serra Grande

 

 

Aconteceu  no Mirante II de Serra Grande a I edição do projeto Mirante da Ciência, uma ação idealizada pelo INTBIO – Instituto de Tecnologia e Bioinovação, em parceria com o OAU – Observatório Astronômico da Uesc e o Projeto Baleias na Serra, buscando direcionar o potencial científico da região para dentro da atividade de maior impacto do território, o turismo.

A proposta fez parte da programação da etapa presencial da VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Uruçuca em apoio a FBIOT BRASIL – I Feira de Bioinovação Territórios do Brasil. O objetivo da ação foi proporcionar a estudantes e parceiros da ciência um momento de conexão entre a ciência física e o turismo científico cultural, por meio de observação do céu em um dos mais atrativos pontos turísticos da região, o Mirante de Serra Grande. ” Queremos agradecer a oportunidade de termos uma experiência incrível ao visitar o Mirante da Ciência, onde conhecemos o projeto das baleias o projeto de astrofísica da UESC”, disseram as estudantes  Gabrielle Mariah Lewandovski e Alana Tais Haezel, na companhia da professora e coordenadora Diane Raquel Zientarski, vencedoras do TOP1 da FBioT Brasil.


O evento também contou com uma explicação do Projeto Baleais na Serra que, embora não seja temporada de baleias, a bióloga e coordenadora do programa Isabel Gonçalves, proporcionou aos participantes  uma roda de conversa produtiva sobre as curiosidades da espécie marinha.

Para a presidente do INTBIO, Caliana Mesquita,  o projeto se conecta aos  17 objetivos do milenium definidos pela ONU, onde as ciências básicas foram apontadas como ativos para o desenvolvimento sustentável. ” Conseguir reunir o potencial regional que é o turismo  com atividades científicas e torná-las acessíveis e presentes no roteiro regional é uma forma de popularizarmos a ciência e difundirmos o conhecimento presente nas universidades da região”, disse Caliana ressaltando o papel dos parceiros na realização de atividades de cunho científico cultural. ” Toda ideia precisa de apoio para que possa se tornar realidade. O INTBIO vem buscando construir esta rede de empresários e cidadãos comprometidos com o futuro sustentável dos territórios de identidade do Brasil”.

O Mirante da Ciência foi realizado com o apoio de empresários e instituições que reconhecem a importância de valorizar iniciativas de inovação. O empresário Giulio Lombardi, proprietário do Mirante Serra Grande e do Hotel Chocolate em Itacaré é um apoiador da ciência e acredita que apostar no turismo científico cultural é o método mais eficiente para atender a expectativa de turistas do mundo inteiro. ” Estamos em uma região com um grande potencial ambiental e com uma rica história que vai do cacau ao chocolate, e nós como empresários precisamos abraçar as ideais que colocam este potencial de ciência e inovação  na linha de frente. Os turistas vem aqui em busca de experiências e do conhecimento que esta região tem para oferecer”, disse Giulio.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Uruçuca, Aguido Muniz, também acredita no turismo científico cultural como alternativa de valorização e desenvolvimento regional. ” O poder público tem a obrigação de apoiar ideias que destacam pessoas, lugares e histórias, e esta iniciativa do INTBIO vem reafirmar este potencial mostrando que também somos palco para o conhecimento científico”.

ENTRE O CÉU E O MAR MORA O CONHECIMENTO

A atividade vai contar com o conhecimento técnico de pesquisadores e especialistas que irão conectar o céu e o mar em um momento único promovido pelo projeto MIRANTE DA CIÊNCIA.

O OAU – Observatório Astronômico da Uesc, permitiu aos participantes do evento uma oportunidade única  para observar o universo.

​O Observatório Astronômico levou ao mirante os telescópios ópticos com grande poder de magnificação, além de pequenas lunetas e binóculos. “Foi uma honra poder participar desta ação de valorização da ciência, permitindo esta conexão entre o céu e o mar, neste lugar impar que é o Mirante de Serra Grande. “, disse o coordenador do OAU, Prof. Jules Soares. OAU

O Mirante da Ciência  é uma iniciativa do INTBIO, um instituto que tem o objetivo de construir e fomentar ideias inovadoras que conectam pessoas e popularizam ciência nos territórios de identidade do Brasil.

Seja um Parceiro da Ciência

Chave Pix: CNPJ:45.773.822/0001-43

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar