Geral

Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré” terá 42 estabelecimentos e 50 pratos participantes

Entre os dias 25 a 28 de julho não serão apenas suas belas praias, noite animada e praticas esportivas que levarão baianos e turistas para um dos destinos mais badalados da Bahia. Nestes dias, Itacaré terá um tempero diferente na 6º edição do Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”. Em 2019 participam 42 estabelecimentos e mais de 50 pratos estarão disponíveis. Pode ser entrada, prato principal ou sobremesa. São várias opções no evento que tem o objetivo de valorizar a agricultura familiar, gastronomia de raiz e roteiros gastronômicos. No festival, os restaurantes usam a criatividade na elaboração dos pratos, que obrigatoriamente devem conter ingredientes da agricultura familiar regional.

Entre os restaurantes participantes estão nomes como Banana´s Café Gourmet, Cabana Corais, Coco Pimenta Gastro Bar, Espaço Brasil Restaurante, Itacaçaí, Itacarezinho Restaurante, Restaurante Sabores da Terra (Hotel Ecoporan), Restaurante Manga Rosa, Restaurante Sabores da Bahia, Txai Resort e Terra Boa Hotel Boutique, com opções que variam de R$ 7 a R$ 90.

O evento tem opções para abrir o apetite como Tapioca Retada: Tapioca na cerveja escura, com carne do sol acebolada, queijo coalho e vinagrete à moda, Bondiola Braseada: Copa de lombo braseado, no pão sírio com maionese de horseradish, picles de ameixa e requeijão baiano, acompanhado de geleia de abacaxi e anéis de cebola e Nordeste tropical: Esfiha com massa tradicional, mussarela, carne seca, alho poró e abacaxi com canela.

Para quem tem mais fome opções como File à moda da Casa: Filé mignon ao molho de cebola caramelizada, acompanhado com arroz negro, farofa de cenoura refogada com óleo de coco, batata frita caseira, e mix de pimentas com tomates, Peixe Raízes: Filé de peixe grelhado com creme de jenipapo acompanhado com musseline de cará roxo e redução de beterraba e Filé Aldeia Especial: Filé de peixe ao molho chutney de manga, guarnecido de risoto de pupunha fresca com castanha de jaca.

De sobremesa é possível escolher entre Brownie com Sorvete e Geleia de Cupuaçu: Brownie com cobertura de chocolate e nibs de cacau, acompanhado com sorvete e geleia de cupuaçu, Cacau-Pimenta: Bolo de cacau com café, mousse de laranja cobertura de pimenta com chocolate, Banana Tropical: Banana caramelizada com coco desidratado, acompanhado de sorvete de creme e Maracaxi Show: Sorvete de coco e tapioca servido no abacaxi, com pedaços de abacaxi flambado e com calda de maracujá, regado com castanhas e raspa de limão, entre outros.

Não foram esquecidas opções para beber. Prainha: Coquetel de manga, limão, gengibre, curaçau blue e vodka, Coco Bahia Virgem: Drink à base de coco, limão e leite condensado e Cacauroska da Pituba: Coquetel na cabaça do cacau à base de vodka e creme de cupuaçu,são drinks que estão no festival.

O evento ainda conta com pratos como Camarão Ouriçado: Camarão empanado na tapioca com vatapá de ouriço e molho lambão, Acarajé Mississipi: Bolinho crocante de siri catado, arroz ao perfume de cidreira, salada de couve, rúcula, manga, melancia, cebola marinada no açúcar, acompanhado na manteiga de limão, molho agridoce picante e vinagrete de cacau e Pizzas Brotinhos de Banana: Mini-pizzas de flores de banana verde cobertas com queijo com molho barbecue e opções de frango, camarão, jaca, carne seca.

A novidade de 2019 será a criação do Circuito Gastronômico na orla de Itacaré com feira gastronômica, armazém do chocolate e produtos regionais, cozinha show com Chefs convidados, feira da agricultura familiar, feirinha de artesanato e economia criativa, lançamento dos roteiros gastronômicos, apresentações culturais e shows musicais.

Segundo o prefeito de Itacaré, António de Anízio, “o Festival Gastronômico se consolida como um dos mais importantes eventos de gastronomia da Bahia e este ano o evento terá grandes shows musicais, além da Feira Gastronômica que foi sucesso no ano passado, fortalecendo a gastronomia e o turismo local”, afirma o prefeito.

O evento é uma realização da Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e tem o patrocínio da Secretaria Estadual de Turismo, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural por meio da CAR Governo da Bahia. O Festival tem o apoio do Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação de Itacaré, Faculdade Madre Thais, IGA – Instituto Gastronômico das Américas, Ertour, SENAC e da Cervejaria Eisenbahn.

A sexta edição o Festival Gastronômico Sabores de Itacaré trará a cidade Maria Gadú. No dia 27 de julho (sábado), a cantora apresenta seus sucessos. No palco, a artista apresenta composições de sucesso como Shimbalaiê, Bela Flor, Dona Cila, e canções que fazem parte da sua vida como A História de Lilly Braun, de Chico Buarque. Os artistas da terra e região também estarão no palco do Festival com shows de Padre Edinaldo, Banda Espartas, Marcos Abaga, Trio Baianado, Laís Marques, Reginaldo

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar