DestaquesGeral

Projeto do IG Cacau Sul da Bahia é apresentado no Festival do Camarão da Costa Negra, no Ceará

O IG Cacau Sul da Bahia participou do Festival do Camarão da Costa Negra, no Ceará. O evento foi realizado pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), com tem o patrocínio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O diretor executivo da Indicação Geográfica-IG Sul da Bahia, Cristiano Sant’Ana, proferiu uma palestra sobre “Arranjo Produtivo da IG Sul da Bahia e agregação de valor nas amêndoas de cacau”. Cristiano relatou ações que estão resultando na qualidade do cacau produzido no Sul da Bahia e as vantagens do selo de certificação no processo de comercializando, beneficiando principalmente os agricultores familiares. A certificação de origem do IG Cacau Sul da Bahia rastreia a origem do cacau em todas as suas etapas de produção. A palestra fez parte do Seminário Internacional de Indicação Geográfica.


De acordo com Cristiano,  “as IGs são ferramentas extraordinárias de posicionamento de um produto e de sua região para os mercados consumidores, elas proporcionam o verdadeiro estreitamento de laços entre o produtor e o consumidor final gerando assim relações sustentáveis, transparentes e justas para todos os elos do arranjo produtivo.”


Durante o evento, o IG Cacau Sul da Bahia apresentou o Chocolate Natucoa, produzindo pela Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia- Coopesba, comercializados nas versões ´veganas` com 56%, 70% e 80% de cacau, um exemplo de resultados positivos nos investimentos em novas tecnologias e práticas de manejo que foi extremamente elogiado pelos Chefs locais presentes no evento.

A Associação Cacau Sul Bahia-iG Cacau é uma federação formada por 16 instituições representativas com um total de 3060 associados e é atualmente a mais abrangente associação da cadeia do cacau e chocolate no Sul da Bahia.

Durante o festival, também acontecem workshops, visitas técnicas a fazendas de camarão e festival e concurso gastronômico, além de uma vasta programação cultural e musical, com artistas e bandas locais.

O objetivo do Festival é mostrar a importância da capacitação, da transferência de conhecimentos e novas tecnologias e da culinária como uma das manifestações mais importantes da cultura de um povo, contribuindo estrategicamente para o crescimento da geração de emprego e renda, em especial nas comunidades rurais.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar