WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Bahia Cacau recebe visita de representantes da CAR, Fida e BID

Cooperativa é pioneira no Brasil na produção de chocolates de origem

 

A experiência da Bahia Cacau, agroindústria de chocolate da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba) foi compartilhada com a diretoria da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (Fida) foi compartilhada em Ibicaraí.

Durante a visita da missão de supervisão do mais novo projeto da CAR, o Parceiros da Mata, as lideranças conheceram todo o processo de fabricação na fábrica de chocolate, a cozinha comunitária e a loja da fábrica. “Mostramos a comitiva nossa rotina aqui na unidade de produção do chocolate de excelência, a valorização do agricultores familiares pagando mais na arroba de cacau fino, a comercialização e os avanços na cadeira produtiva do cacau ao chocolate através do apoio de CAR”, comentou o diretor-presidente da Coopfesba, Osana Crisostomo do Nascimento.

Para Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR “essa é uma região que está passando pela mudança socioeconômico muito rápida com a introdução do chocolate na atividade produtiva do cacau que sempre foi o forte desta região”. Ribeiro falou se referindo aos trabalhadores assalariados das fazendas de cacau que migraram para as periferias das cidades médias nos anos de 1990, e outros que se tornaram pequenos produtores depois da crise de produção de 1989. E completa: “nosso entendimento é que eles ainda precisam de muito apoio do Estado, pois a missão aqui ainda não está concluída”.

Com investimento de US$ 150 milhões, o Parceiros da Mata começará a ser executado no segundo semestre de 2023, e tem como objetivo fortalecer a conservação da Mata Atlântica na Bahia. Os investimentos serão aplicados em sistemas produtivos resilientes e em iniciativas de proteção e recuperação ambiental, abastecimento de água, acesso a fontes de energia renovável, inclusão digital e socioprodutiva do segmento da sociedade que representa quase 80% dos estabelecimentos rurais. Estava na caravana à Bahia Cacau Hardi Vieira representante do Fida no Brasil e Octavio Damiani do BID, como também outros técnicos que atuarão no projeto.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar