WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Bahia Cacau é destaque no Rural Produtivo na TVE Bahia

Programa mostra projeto bem sucedido da primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do país

 

O  Programa Rural Produtivo deste sábado (22) traz a história do cacau e a primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do país. A atração semanal da TVE, que vai ao ar às 14h, com reapresentação na segunda-feira (24), às 6h30, e na quinta-feira (27), às 20h, vai falar também sobre um estudo do fruto que está sendo desenvolvido para auxiliar no enfrentamento da pandemia do Covid-19.

A agricultura familiar se destaca hoje na produção das amêndoas de cacau. No sul do Estado, o programa vai mostrar a história do fruto na Bahia, que garantiu lugar de destaque na economia brasileira para Ilhéus e outros municípios do Estado, e mostrar como cientistas baianos estão usando o cacau em estudos para criar medicamentos para o combate a Covid-19, seja na prevenção, no diagnóstico ou no desenvolvimento de remédios.

Chocolates da Bahia Cacau

A Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (COOPFESBA) gestora da marca Bahia Cacau, é um exemplo bem sucedido na produção de cacau de qualidade e chocolates de origem. Instalada às margens da Rodovia BR 415 (Ilhéus-Vitória da Conquista), a  Loja de Fábrica da Bahia Cacau, em Ibicaraí, oferece toda a produção de chocolates de origem (com variações entre 35% e 70% de teor de cacau, variedades como o  chocolate com pimenta, geléia de cacau e os Nibs que são uma dos carros chefes da Cooperativa.

Hoje a Bahia Cacau está presente em Salvador e várias cidades baianas, além São Paulo. Os chocolates também podem ser adquiridos através de compras online através da  plataforma Escoar e das redes sociais.

Recentemente a Bahia Cacau  foi contemplada com o novo selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar (SIPAF). O projeto da Bahia Cacau  é realizado com o aporte financeiro da Secretaria de Desenvolvimento Rural-SDR do Governo da Bahia através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR.

MANDIOCA

O programa apresenta também uma reportagem sobre a  mandioca, considerada o alimento do século XXI.De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), existem hoje mais de duas mil espécies de mandioca. A Bahia produz 358 mil toneladas da raiz e o Estado é o 10º maior produtor do país, com 90% da produção vinda da agricultura familiar. Na edição deste sábado, os alimentos produzidos a partir da mandioca, o seu valor nutricional e os negócios que são movimentados com a derivação do produto.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
instagram.com/tvebahia

SERVIÇO:
Programa ‘Rural Produtivo’
Sábado (22), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h
Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar