Geral

Cursos capacitam produtores de chocolate

Inovação abre caminho para marcas de qualidade e conquista de novos mercados

Juliana Ustra

Juliana Ustra

A produção de chocolates no Brasil vem crescendo em volume e em inovações, e vem se mostrando em abordagens diversas, seja como chocolate indústria, artesanal, bean to bar, tree to bar, ou ainda de aplicação de chocolates em derivados, como bombons, trufas e outras sobremesas e doces. Independente da atividade, a legislação brasileira apresenta demandas que muitas vezes podem parecer complexas para serem implantadas nas rotinas de produção.

 

Para colaborar com estes profissionais, a empresa Ustra Consultoria oferece uma Programação de cursos específicas para qualificação deste segmento, e o carro-chefe é o curso “Gerenciamento das Boas Práticas de Fabricação (BPFs) de chocolataria e confeitaria”. Já ocorreu presencialmente em São Paulo e em Porto Alegre, e desde março deste ano, ocorre de forma online e ao vivo. “E estamos indo para a décima turma, atendendo a praticamente empreendedores de chocolates de todos Estados brasileiros”, celebra Juliana Ustra, responsável pela criação e realização deste curso inovador. Complementa ela, “vejo que o mercado de produção de chocolate está se movimentando em qualidade, inovação e volumes, e várias novos empreendimentos vem surgindo, trazendo um maior foco em relação às questões sanitárias, por parte dos empresários.” Por conta destas demandas, a empresa também presta consultorias para orientação a empresas produtoras de chocolates, desde a fase de planejamento, como de melhorias em processos, estrutura física, procedimentos e produtos.

Este curso, o “Gerenciamento das BPFs na produção de chocolataria e confeitaria”, tem como objetivo geral entregar ferramentas para se gerenciar as demandas que surgem a partir da implantação obrigatória das Boas Práticas de Fabricação de Alimentos nas empresas de produção de chocolate (seja bean to bar ou apenas de transformação) e também de confeitaria. É realizada com um olhar panorâmico, prático e focado em potencializar resultados para a empresa, através de tomadas de decisão, pautadas na legislação sanitária brasileira. E, com toda esta informação, busca desmistificar a complexidade de tal obrigatoriedade.

Para tal, a responsável por este treinamento, a engenheira química Juliana Recuero Ustra, comenta que este foi desenhado a partir de seu conhecimento e larga experiência desde 1998 atendendo como consultora os setores de confeitaria e chocolataria. Todos os exemplos e conceitos estão voltados para estas empresas, e durante o curso são realizadas discussões, exercícios e dinâmicas para alcançar aos objetivos.

 

O Público-alvo deste curso e dos demais desta agenda é amplo:  empreendedores do setor de chocolates e derivados (seja tree to bar, bean to bar ou de transformação), empreendedores de confeitaria, gerentes de qualidade, gerentes de indústria, chefs de cozinha, nutricionistas, e demais profissionais envolvidos na rotina de gerenciar a implantação das BPFs em empresas de produção de chocolate (de qualquer tipo e volume de produção), acadêmicos e demais profissionais de áreas afins.

Outros cursos vieram a complementar a Programação para atender de forma específica às empresas de produção de chocolates. Algumas edições também são realizadas in company, para equipes de uma mesma empresa, considerando suas especificidades.  Acompanhe a agenda aberta para dezembro de 2020 e início de 2021:

 

 

17 e 18 dezembro – Introdução ao Plano APPCC na produção de chocolate e confeitaria (4 horas-aula), curso online e ao vivo.

 

14 janeiro – Webinar Demandas da Anvisa para produção de chocolates, online e ao vivo. (inscrição aberta pelo Sympla)

 

11 e 12 janeiro – Boas Práticas na produção de chocolates com inclusões (4 horas-aula), curso online e ao vivo.

 

 

As inscrições estão abertas pelo chocolate@ustra.com.br e as vagas são limitadas.

 

A Ustra Consultoria também mantém uma importante parceria com a Associação Bean to Bar Brasil, a partir da qual, os associados terão valores especiais na participação de seus cursos.

 

 

SOBRE A FACILITADORA:

 

Juliana Recuero Ustra – Responsável pelo Projeto Chocolate Brasileiro, é pesquisadora independente sobre cacau e chocolate, com ênfase em inovações no mercado do chocolate no Brasil e no mundo, em constante atualização sobre este mercado. Com formação em Eng.Química (Furg), MSC em Engenharia Oceânica (Furg), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV). Diretora da USTRA CONSULTORIA desde 1998 e com vasta experiência com consultoria, projetos e treinamentos para indústrias de alimentos e serviços de alimentação. Foi por cerca de 10 anos, consultora do SEBRAE-RS, quando participou ativamente por 10 anos com consultora ao Setor de Confeitaria de Pelotas, RS e atuou como responsável técnica por 8 edições da Feira Nacional do Doce. Com visitas a duas edições do Salon du Chocolat Paris, ao SIAL (Salão internacional de Alimentos) de Paris, Salon du Chocolat de Salvador, visitas técnicas a Museus de Chocolate em Barcelona e em Paris, bem como a chocolatarias renomadas e a fazendas de cacau. Ministrou palestra sobre chocolate no 7º Encontro Nacional de Concierges da Les Clefs d´Or Brésil. Realizou edições de eventos de degustação de chocolate no Hostel Boutique Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Rio Grande na Furg, no evento de luxo Winter Season Gramado, na Vinícola Guatambu, Vinícola Dunamis, Hotel Wish Serrano Gramado, Grande Hotel Canela, Parador Hampel. Realizou eventos pelo Projeto Chocolate e Queijos do Brasil junto ao jornalista gastronômico Eduardo Tristão Girão, em: Canela, RS, Belo Horizonte e Campo Grande, MS, e também no evento Fartura Tiradentes, MG 2019 e Fartura Belo Horizonte 2019. Apresentou-se com o tema chocolates brasileiros no Fartura Porto Alegre 2019. Foi entrevistada no evento Happy Total com Tânia Carvalho sobre Vinhos e Chocolates. Entrevistada no Programa Todo Seu com Ronnie Von no dia do Cacau e no Canal Terra Viva com Renata Maron. Realizou Oficinas de degustação de Chocolate no Meeting do Festival Internacional de Turismo de Gramado, em 2018 e 2019. Tem projeto em parceria com a chef Nanra Branco, intitulado “Biomas do RS recebem Cacau e Chocolates do Brasil”. E tem nesta trajetória inúmeras outras atividades de consultoria e treinamentos para empresas de chocolate. Responsável pelo blog CHOCOLATENOBRASIL, onde a idéia central é a promoção do chocolate brasileiro. (chocolatenobrasil.blogspot.com.br)

 

Informações pelo telefone +55 53 991024514 ou pelo email chocolate@ustra.com.br

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar