DestaquesGeral

IF Baiano Uruçuca lança plataforma You Chocolatier

Instituto busca investidores para impulsionar o desenvolvimento sustentável na cadeia de valor cacau-chocolate.


O Movimento Cacau Chocolate e Cultura (MCCC) e o You Chocolatier são produtos das atuais atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) do IF Baiano, os quais foram iniciados por estudantes, que receberam bolsa para executarem atividades coordenadas por professores/orientadores. Esse é o caminho para a Iniciação Tecnológica – IT e o Desenvolvimento de produtos, processos e serviços no IF Baiano, em Uruçuca, no Sul da Bahia.

O MCCC é um movimento, iniciado em 2018 por meio de projeto de extensão, apoiado pelo IF Baiano (PROPES e PROEX) e coordenado pelo Prof. Dr. Ivan Pereira. O MCCC tem como principal objetivo, a criação de uma Rede de Colaboração ou Plataforma que vem conectando, Estudantes, Produtores, Profissionais dos setores envolvidos do Campo à Gastronomia como Chefes de Cozinha, Engenheiros(as) e Técnicos(as) de Alimentos, Makers, Chocolatiers, Agrônomos(as) etc. e consumidores dos produtos da Cabruca, sistema agroflorestal do cacau e, principalmente, os turistas.


O sistema disponível em *http://sistema.youchocolatier.com/* é o MVP (mínimo produto viável) de apresentação para investidores interessados pela Plataforma MCCC e You Chocolatier, primeiro módulo da plataforma, a qual vai conectar produtores com chefes de cozinha e consumidores.

O You Chocolatier foi apresentado durante a Semana Territorial de Ciência e Tecnologia (STCT Norte-Nordeste), realizada em outubro de 2020 e já está sendo usado por Pesquisadores e Chocolate Makers, como ferramenta auxiliar para a elaboração dos chocolates e confecção de tabelas nutricionais, item obrigatório para qualquer alimento.

Como conhecer melhor o MVP?

Basta encaminhar solicitação para o email mcccoficial@hotmail.com e aguardar retorno da equipe responsável. O MCCC está no instagram @mcccoficial

De acordo com o professor Ivan Pereira, em parceria com o MCCC, “estamos iniciando um ecossistema de inovação no Território Litoral Sul Baiano, divulgando os trabalhos de PD&I utilizando um site de grande acesso como o Cacau&Chocolate para chegar em Investidores Anjos, interessados em negócios com alto potencial de retorno”. “Investimentos em inovação, geralmente trazem grandes impactos positivos para a sociedade através da geração de oportunidades de trabalho e de renda”, destaca.

O professor Ivan Pereira, também apresentou o conceito dos produtos inovadores durante a 11ª. Feira da Agricultura Familiar com a Chefe de Cozinha Andrea Albuquerque.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar