DestaquesGeral

Ovo de Páscoa com cacau certificado pela IG Sul da Bahia é garantia de sabor e qualidade

Indicação Geográfica rastreia da amêndoa ao chocolate

 

Já faz parte da nossa cultura presentear pessoas queridas com ovos de chocolate na Páscoa. O ovo, em si, simboliza, na tradição cristã, vida, nascimento e ressurreição. Para outras culturas e povos, o ovo pode ter outros significados. Romanos, gauleses, chineses e egípcios, por exemplo, têm no ovo a representação da forma do universo.

Já os ovos de chocolate surgiram com os Pâtissiers franceses, que preenchiam cascas de ovos vazios com chocolate, finalizando com uma pintura por fora. Com o tempo, virou tradição os pais esconderem os ovos no jardim para que seus filhos pudessem encontrá-los na manhã de Páscoa. O costume evoluiu até chegar à fase da indústria do chocolate, tal como é hoje.

O mercado oferece uma grande variedade de ovos de chocolate. Tem da linha industrializada àqueles artesanais, feitos manualmente, um a um, com todo capricho. Os sabores também são muito diversificados, assim como os recheios.

 

Para o consumidor, o desejo é sempre maior pelo ovo de chocolate mais exclusivo, talvez por uma herança cultural de nossos antepassados que, com a pintura dos ovos à mão, tornavam único cada ovo de páscoa.

 

Hoje, um dos principais fatores que tornam o ovo de páscoa ainda mais especial é a qualidade do chocolate. Uma forma simples adotada por algumas empresas e instituições para garantir essa qualidade é adquirir a melhor amêndoa de cacau.

IG CACAU SUL DA BAHIA

Além da fama e tradição na produção de cacau, a Indicação Geográfica (IG) de regiões produtoras atesta a qualidade do produto. Para poder comercializar a amêndoa de cacau que ostente em sua sacaria o selo de IG, o produtor precisa cumprir uma série de exigências da instituição detentora dos direitos sobre o registro da Indicação Geográfica.

“Essa é a garantia de que a amêndoa de cacau com selo de IG foi vistoriada, saca por saca, numa última etapa de um rígido processo de controle de qualidade. A Indicação de Procedência (IP) Sul da Bahia é uma das três registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI no Brasil”, afirma Cristiano Sant´Anna, coordenador da IG.

Cristiano Sant´Ana

Para receber o selo da IP Sul da Bahia, o cacau precisa ser rastreado em todas etapas de produção e ter características físicas e químicas específicas, além de ter sido produzido em sistema agroflorestal cabruca, que preserva a mata Atlântica, e em ambiente onde as leis ambientais e trabalhistas são respeitadas.

NATUCOA

É com essa amêndoa da IP Sul da Bahia que a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia – COOPESSBA produz os chocolates da marca Natucoa e, nesta época do ano, os ovos de chocolate com cacau de origem reconhecida.

São três tipos de ovos de chocolate com cacau da IG Sul da Bahia da Natucoa:

  • 70% cacau trufado com geleia de mal de cacau

  • 56% cacau trufado com caramelo salgado e licuri

  • 70% cacau especial com bombons

Peso único: 320g~330g

TIXA EMPÓRIO

 

A empresa Tixa Empório de Alimentos também comercializa ovos de chocolate que contém amêndoas de cacau da IP Sul da Bahia.

 

A Tixa produz ovos de 380g com três tipos de recheio:

  • Intenso

  • Cupuaçu

  • Mesclado cupuaçu com intenso

Fazenda Venturosa

O chocolate utilizado nos ovos da Tixa é produzido na Fazenda Venturosa, que fica na rodovia que liga Floresta Azul a Almadina, no Sul da Bahia, pela produtora Eleonora  (Lola) Kauarque Gedeon.  A fazenda foi cenário de uma das versões na novela Gabriela, baseada na obra de Jorge Amado, exibida pela Rede Globo.

 

 

—–

FONTE BLOG GIORIGIN

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar