O conceito “Women in Chocolate” já circula pelo mundo há mais de 6 anos, mas no brasil ele tomou outros formatos e dimensões. Fundado em dezembro de 2018 e hoje com mais 120 mulheres, o grupo de um aplicativo de mensagens instantâneas compartilha todas as experiências dentro do nicho de mercado mais proeminente dos últimos anos no Brasil: o chocolate BEAN TO BAR.
Produtoras de chocolate, empresarias de lojas multimarcas e fábricas de maquinário, cientistas, formadoras de opinião, consultoras, designers e quase todas as profissões ligadas ao business, estão representadas neste grupo. As discussões vão de tendências de mercado a detalhes da fabricação.
Mulheres são muito dinâmicas e criativas e não poderia ser diferente no grupo “Mulheres do Chocolate do Brasil”. Esta inquietação inevitavelmente resulta em ações. Em abril de 2020, um sub-grupo de 30 mulheres mandou fazer um selo solidário para a distribuição de mais de 5 mil unidades de produtos de chocolate bean to bar para instituições, grupos médicos, trabalhadores de plantão, equipes de emergência etc, durante os 4 dias de Páscoa. Foi uma experiência tão expressiva de conforto para os que receberam e satisfação para as doadoras, que o grupo resolveu repetir o feito anualmente.
Está em andamento o projeto “Revista Bean to Bar por Mulheres” que reunirá em edições sazonais, matérias técnicas, de mercado, colunas, histórias, crônicas, receitas e mais, escritas pelas mulheres do grupo. Cada edição trará informações de marcas e da expansão do mercado no Brasil e no mundo e, o plano é, a cada 2 anos, compilar todas as 8 edições e lançar e-books. O projeto encontra-se atualmente em processo de captação de recursos.
OBJETIVOS DA AÇÃO DIA DAS MÃES
Com o sucesso da Páscoa 2020, uma nova ação foi pensada pra o Dia das Mães 2021 já que, em tempos pandêmicos, a pedida é conforto, indulgência e aconchego; tudo o que o chocolate traz. 24 mulheres de todas as regiões do Brasil se uniram para a confecção de uma caixa coletiva Intitulada “Chocolates do Brasil – Por Mulheres” contendo aproximadamente 250 g de chocolate. Esse chocolate está distribuído em 24 pequenos moldes quadrados de chocolate 70%, com cintas representativas de cada uma das marcas. Uma das ideias é mostrar a grande diversidade sensorial do cacau brasileiro numa mesma receita, coisa que só o bean to bar é capaz de fazer. Mas é também, e principalmente, de levar ao consumidor, a chance de degustar 24 gotas distintas de felicidade em tempos tão incertos.
REALIZAÇÃO
A partir da ideias de Tania Odlevak e Ana Paranhos, o designer Dilson Reis fez todo o layout da caixa, impressa na gráfica Off Paper . Cada uma das 24 empresárias terá estoque das caixas para a venda. A logística para a confecção, montagem e distribuição das 500 caixas feitas pra essa ação foi complicadíssima pois o grupo tem representantes em municípios diversos dos estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Entre envio de material, montagem da caixa e reenvio para os destinos finais, o espírito de equipe junto com o propósito da causa, foram os grandes responsáveis pelo sucesso final desta deliciosa ação por Mulheres do Chocolate do Brasil.
INFORMAÇÕES COM OS PERFIS DE INSTAGRAM:
Participantes do projeto e Comissão Organizadora:
Rita de Cassia @terradoschocolates
Juliana Aquino @baianichocolates
Tania Odlevak @odlechocolate
Ana Paranhos @chocolatecruzeirodosul
Demais Participantes do Projeto:
Ana Paula @cacaudooeste
Ana Pott @almadorechoco
Ana Ruzzarim @negro_doce_chocolataria
Claudia Gamba @mesticochocolates
Claudia Lasevicius @casa_lasevicius
Gislaine Gallette @gallettechocolates
Izabel Prates @terroircacau
Kassiany @caoschocolate
Larissa Scalabrini @cookoachocolates
Laura Botton @laskachocolates
Leilane Benevides @benevideschocolates
Leonor Lavigne @senochocolatefino
Luana Vieira @monjolochocolatebar
Luisa Abram @luisaabram
Manuela Bello @bellochocolatesfinos
Mariana Basuare @majucau
Massa Stroh @cacaudouradochocolate
Mirian Rocha @mirianrochachocolates
Patricia Viana @modakacacau
Renata @lenata_oficial
Priscila França @francachocolates
Vcs poderiam mostrar seus produtos e colocarem a venda . Entrega na casa do consumidor . Mostrando preço do produto e da entrega .