WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Reserva Serra Bonita comercializa 12 toneladas de cacau orgânico

Produto tem certificado de origem da IG Sul da Bahia

A IG Cacau Sul da Bahia os produtores da Reserva Serra Bonita, em Camacan,  Sul da Bahia, fecharam uma venda de cacau orgânico com certificação de origem. Foram comercializadas 12 toneladas de cacau para o mercado nacional.  O cacau orgânico sustentável  preserva a Mata Atlântica e permite o sequestro de carbono. O cacau produzido na Reserva também tem certificação do IBD- Instituto  Biodinâmico,  reconhecido no mercado internacional.

 

Transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), a Serra Bonita em Camacan,  é formada por um conjunto de propriedades em área total de, aproximadamente, 2,5 mil hectares, sob a gestão do Instituto Uiraçu, e é associada ao IG e vem conquistando novos mercados, através da produção de amêndoas de qualidade, respeito ao meio ambiente e  às  questões trabalhistas.

De acordo com Ildebrando Fernandes, coordenador da fazenda, “o selo do IG tem uma importância gigantesca para a região porque valoriza a cabruca, as nossas variedades tradicionais. A  Indicação Geográfica contribui muito para a agregação de valor, a fixação do homem do campo e visibilidade da nossa produção”. “O cultivo do cacau cabruca e nos sistemas agroflorestais são bem contemplados com esse selo”, afirma.

A QUALIDADE, DO PRODUTOR AO CONSUMIDOR

 

“Esse é mais um passo nesse processo de construção coletiva, envolvendo a Indicação Geográfica, os produtores parceiros e as empresas que tem foco na responsabilidade social e na oferta de produtos de qualidade ao consumidor” afirma o  diretor executivo da Associação Cacau Sul Bahia, Cristiano Sant´Anna.

 

A IG Cacau Sul da Bahia funciona como uma garantia da qualidade das amêndoas, que podem ser rastreadas desde a planta até o destino final através de um QR Code.

A entidade foca todo o processo de produção, fortalecendo as boas práticas e permitindo a produção de amêndoas de qualidade que estão conquistando novos mercados e melhorando a qualidade de vida de agricultores familiares e integrantes de associações e cooperativas, além de incentivar a produção de cacau premium.

A Associação Cacau Sul Bahia-iG Cacau é uma federação formada por 18 instituições representativas com um total de 3200 associados e é atualmente a mais abrangente associação da cadeia do cacau e chocolate no Sul da Bahia.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar